Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

FOLIA DE REIS: Folguedo já virou tradição em Juara.

Evento cultural-religioso.

Data: Terça-feira, 07/01/2020 19:52
Fonte: Grupo Amplitude de Comunicação/Juara-Paulo Becker

O dia 06 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, ou da popular Folia de Reis. Gaspar, Melchior e Baltazar viram Estrela de Belém no céu e foram ao encontro do Menino Jesus, que acabara de nascer, de acordo com a tradição milenar. Estes Três Reis Magos representando toda a humanidade, então, ofereceram ao Menino Jesus, muitos presentes que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade.

No Brasil, a Folia de Reis recebe a influência europeia, porém de forma muito particular adota expressões locais na música, na dança e nas orações, como é o caso de Juara.

Uma das festas religiosa-culturais mais ricas de nossa tradição encontra em pessoas simples da comunidade, os componentes da Companhia de Reis. São homens, mulheres e crianças denominados foliões, que vestem fardas e máscaras e entoam seus cânticos com viola, violão, triangulo e pandeiro.

Os violeiros Cristalzinho e Joaquim Castilho animam o folguedo que é acompanhado pelos demais membros da companhia, coordenada por Carlito Sampaio, embaixador da única companhia que ainda resta em Juara.

Os foliões cantaram em várias casas, do dia 24 de dezembro de 2019 até o encerramento no dia 06 de janeiro de 2020, quando se reuniram no salão de eventos da igreja católica do Bairro São João, com a presença de muita gente, onde um almoço foi servido para todos os presentes.

A reportagem do Grupo Amplitude Comunicação registrou o evento e que pode ser visto em nossas redes sociais e pelos nossos telejornais, Balanço Geral e Cidade Alerta, além de depoimentos de integrantes da Companhia de Reis, no jornalístico da 88,7 FM, Amplitudenews, que vai ao ar de segunda a sexta, as 07h00 da manhã.

Veja o vídeo fotos: