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Deputado Xuxu Dal Molin é contra medida que proíbe trânsito pesado na BR-174, em Mato Grosso.

União tem que assumir a responsabilidade.

Data: Terça-feira, 14/01/2020 00:56
Fonte: Grupo Amplitude de Comunicação/Juara-Paulo Becker

A BR-174, conhecida por Estrada Manaus/Boa Vista é uma rodovia que liga os estados de Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Roraima à conturbada Venezuela.

Esta estrada foi planejada para facilitar a ligação da Fronteira Brasil/Venezuela, com o restante do Brasil. Estava previsto no antigo Plano Nacional de Rodovias, que a BR-174 se estenderia por 3.319 Km, porém alguns trechos da referida estrada, sequer existem e os que foram abertos estão sem pavimentação.

É a única ligação de Roraima com o resto do país, sendo a sua maior e principal rodovia, que foi iniciada no governo militar e cruza regiões de floresta amazônica, de cerrado e de grandes áreas agrícolas.

A Rodovia BR – 174 inicia-se em Mato Grosso, próximo a cidade de Cáceres, no entroncamento com a BR–070, cruza por Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Comodoro e vai até Vilhena, em Rondônia.

De Vilhena (RO), a estrada retorna para o Mato Grosso até a cidade de Juína e de lá segue-se perdida entre várias rodovias, como a MT-170, MT-208 e MT-416 e passando pelas cidades de Castanheira, Juruena e Colniza. No projeto original, a rodovia deveria rumar ao Norte do Brasil, até cruzar com a Rodovia Transamazônica, porém este trecho nunca saiu do papel.

Agora uma medida do governo federal proibe o transporte de caminhões e carretas na Região Noroeste. Considerando todas estas colocações, evidentemente será um grande problema para Mato Grosso, caso não haja interferências políticas, local, regional e da bancada federal e com urgência.

Neste sentido, o deputado estadual por Mato Grosso, Xuxu Dal Molin, já se movimenta pedindo o apoio de todos para que o governo federal revogue a medida que restringe o trânsito pesado na Rodovia BR-174.

De acordo com o deputado, as pessoas que vivem há anos na região não podem ficar sem o escoamento de sua produção, que é feita especialmente por caminhões e carretas.

“Se isso não for mudado, esta iniciativa vai acabar com o setor produtivo e com o sonho de muita gente que dedicou anos há fio investindo tudo o que tinha. Temos que ir até as últimas instâncias, até mesmo se o governo federal não quer executar as obras na estrada, que devolva a rodovia para o estado”.

Dal Molin finaliza mandando um recado muito pessoal ao ministro dos Transportes e ao presidente Jair Bolsonaro: “Ministro Tarcísio, pare com isso. Presidente Bolsonaro, não votamos no senhor para isso e se não nos ouvirem, vamos buscar na justiça o respaldo que todos merecemos. Não queremos esta proibição como presente logo no inicio de 2020” lamentou o parlamentar mato-grossense.