Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Casarão histórico desaba no Centro de Cuiabá; dono já tinha sido notificado por Iphan

Segundo Iphan, apesar de estar dentro da área tombada, o imóvel é particular e o proprietário tomou providências.

Data: Sexta-feira, 24/01/2020 09:35
Fonte: G1 MT

Um casarão histórico desabou, na sexta-feira (17), no Centro de Cuiabá. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o imóvel é particular e o proprietário já tomou providências e isolou o local.

Ainda segundo o Iphan, o casarão, localizado na Rua 27 de Dezembro está em área tombada pelo Iphan. Entretanto, não pertence ao poder público. No ano passado, o proprietário foi notificado para que fizesse obra de manutenção no local.

Ele chegou a apresentar um requerimento para execução de uma obra emergencial, que incluía execução de cobertura provisória, escoramento de parede de fachada, de revestimento e vedação dos vãos com alvenaria. O órgão explica que a intervenção foi autorizada, mas não foi executada pelo proprietário.

Depois do desabamento, o dono do casarão apresentou novo requerimento para realizar uma intervenção emergencial, que também foi aprovada pelo Iphan. No sábado (18), ele adotou medidas emergenciais, como o isolamento e a cobertura do imóvel.

Nesta semana, um representante do Iphan se reuniu com o proprietário para tratar o projeto e solicitou algumas adequações. A Superintendência do órgão, em Cuiabá, continua acompanhando o caso e aguarda a apresentação do projeto de reforma.

É importante lembrar que, a partir do tombamento, e como consequência dele, o Iphan passa a ter responsabilidade e a acompanhar a preservação do imóvel. Contudo, a responsabilidade pela conservação continua sendo dos proprietários.