Na região norte do estado, vários casos de acidentes com raios são registrados anualmente, tanto no campo, com morte de animais, quanto na zona urbana. O caso mais recente foi o do adolescente de 14 anos atingido por um raio enquanto andava de bicicleta, em Sinop, a 503 km de Cuiabá.
A prefeitura disse que vai investir mais de R$ 500 mil para instalar para-raios na cidade.
Um sistema de proteção contra descarga atmosférica será instalado em 23 escolas da rede municipal. Os equipamentos devem começar a ser colocados nos próximos dias.
Nessa primeira etapa a instalação dos sistemas de proteção terão início pelas unidades maiores e uma segunda compra deve ser feita ao longo do ano para atender as demais escolas. Em média cada equipamento custará pouco mais de R$ 22 mil.
O sistema evita ou minimiza o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas, que podem ocasionar incêndios, explosões, danos materiais e, até mesmo, risco à vida de pessoas e animais.
O ciclista Fábio Bariviera Conceição passou 11 dias internado depois de ser atingido por um raio na MT – 222, quando passeava com um grupo de amigos. Ele recebeu alta na segunda-feira (27).
Fábio sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi socorrido por um bombeiro militar à paisana que passava pelo local.
O capacete que o ciclista usava e parte da bicicleta dele ficaram danificados.