Os ribeirinhos que vivem às margens do Rio Cuiabá e moradores em zonas com risco de alagamentos e deslizamentos estão sendo orientados pela Defesa Civil sobre os cuidados durante o período de chuva na capital, que deve seguir até o mês de março.
Nos últimos dias, a chuva forte assustou alguns moradores. Conforme monitoramento da Defesa Civil, até essa segunda-feira (10), o acumulado na capital chegou a 120 milímetros.
O número está abaixo da média histórica registrada há 10 anos, que foi de 210 milímetros.
De acordo com a Defesa Civil, o nível do Rio Cuiabá está seguro. Até agora, os dados coletados apontam que o nível do rio chegou a 2 metros e a cota de alerta é de 8,5 metros.
No entanto, a pasta orientou que as pessoas fiquem alertas ao menor sinal de incidentes e acionem o socorro.
A Prefeitura de Cuiabá informou que, para evitar incidentes, os moradores devem se conscientizar em relação ao lixo descartado de forma irregular, pois pode acabar indo para a rede de esgoto e causando entupimento dos bueiros, assoreamento ou enchimento da rede fluvial.
Com a umidade relativa do ar entre 80% e 90%, a previsão do tempo para a semana é de pancadas de chuva a qualquer hora do dia em Cuiabá, conforme previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CEPTEC/Inpe).
Apesar do sol se esconder entre as nuvens, a temperatura deve variar entre 26°C e 36°C, em Cuiabá, até o final de semana.