Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Crianças e jovens de 5 a 19 anos devem ser imunizados no 'Dia D' de vacinação contra sarampo neste sábado (15) em MT

Todos os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h

Data: Domingo, 16/02/2020 11:09
Fonte: G1 MT

Crianças e jovens de 5 a 19 anos devem participar do 'Dia D' da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo realizado neste sábado (15) em todo o estado. Esta fase da campanha começou na segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março. Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, não aderiu à campanha. A vacinação vai acontecer durante toda a semana no município.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), é necessário tomar duas doses da vacina para ser considerado imunizado. Caso a pessoa não conseguir comprovar que já recebeu alguma dose da vacinação, ela deverá tomar a primeira dose normalmente e, 30 dias depois, irá tomar a segunda.

A segunda etapa da campanha de vacinação será realizada no período de 3 a 31 de agosto e terá como público-alvo pessoas da faixa etária entre 30 a 59 anos de idade, sendo que o Dia D de mobilização nacional será em 22 de agosto (sábado).

O público-alvo foi definido com base nas idades pontuadas pelos boletins epidemiológicos como mais vulneráveis a desenvolverem a forma grave da doença, podendo, inclusive, levar à morte.

O Ministério da Saúde considerou as idades que, segundo as notificações da vigilância epidemiológica, apresentaram maior incidência em desenvolver casos mais graves onde a possibilidade de óbitos é de 0,80 por 100.000 habitantes.

Em Cuiabá, a abertura oficial da campanha acontecerá às 8h30 na Unidade Básica de Saúde do Bairro Jardim Vitória 1. No entanto, devem ser disponibilizadas 67 salas de vacinas na capital, incluindo três na área rural - no Distrito da Guia, Aguaçu e Rio dos Peixes -, que reúne as comunidades do Coxipó do Ouro e Barreiro Branco.

 

Dados em MT

 

Conforme dados da SES, estima-se que 29.540 pessoas não foram vacinadas na faixa etária de cinco a dezenove anos de idade em Mato Grosso. No estado, o estoque de vacina contra o sarampo é de 18.535 doses até janeiro; deverão chegar mais 62.000 doses para a campanha.

Segunda a Vigilância, na faixa etária de cinco a nove anos, existem 7.849 pessoas que não tomaram a vacina; na faixa etária de 10 a 14 anos, existem 17.241 pessoas não vacinadas e, na faixa etária de 15 a 19 anos, 4.450 pessoas que ainda não se imunizaram contra o sarampo.