Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

MATA CILIAR: Tema do quadro 'Nossa Água', hoje com a colaboração da professora Rosalia Araújo.

Juara já paga a conta do descaso!

Data: Terça-feira, 18/02/2020 21:47
Fonte: Grupo Amplitude de Comunicação/Juara-Paulo Becker

Dando sequência ao quadro ‘NOSSA ÁGUA’, a reportagem de hoje do Grupo Amplitude de Comunicação aborda a questão das matas ciliares, tão necessárias para a existência dos córregos que cortam a cidade de Juara.

Em muitos pontos, os riachos estão morrendo, pois a sua capa protetora (mata ciliar) já forma arrancadas para darem lugar a construções irregulares que são condenadas pelo Plano Diretor do Município e que a fiscalização da Prefeitura Municipal faz ouvidos moucos para este verdadeiro grito de socorro!

A colaboração para o tema vem através de Rosalia de Aguiar Araújo, professora da UNEMAT e que tem um importante trabalho nesta área e sobre as matas ciliares.

“Recuperar áreas degradadas é necessário, porém não se pode sair por aí plantando qualquer espécie de árvore” alerta a professora.

Mas o que mata as nossas matas? Os estudos apontam as pastagens, os desmatamentos, as queimadas, o crescimento desordenado, enfim, com a ausência da mata ciliar ocorre um rebaixamento do nível do lençol freático e o empobrecimento progressivo do solo.

Juara já está pagando a conta do descaso, como se pode observar nas imagens levantadas pela reportagem.

Veja o vídeo com a reportagem: