O Ministério Público Estadual (MPE) denunciou um homem que atuava como arquiteto sem a devida formação para a função teve a atuação ilegal no estado. O suspeito 'Charles Construtor', de 36 anos, foi denunciado no dia 20 de fevereiro pelo MPE por exercer ilegalmente a profissão do arquiteto e urbanista.
O G1 não localizou a defesa de Charles.
Em vídeo postado em seu canal de vídeos na internet, ele afirmava que arquitetos e urbanistas são dispensáveis no processo de desenvolvimento de um projeto.
Ciente da situação na época, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso realizou junto ao Departamento de Defesa do Consumidor (DECOM) um boletim de ocorrência sobre a ilegalidade.
Devidamente notificado e a par da irregularidade, Charles negou os termos oferecidos pela Justiça, durante a audiência de conciliação realizada no fim do ano de 2019.
Serão intimados as partes para depor sobre o caso, para que assim seja realizada audiência de instrução e julgamento, até a sentença final.
Caso condenado, a pena prevê prisão simples de 15 dias a três meses.
'Charles Construtor'
Interrogado pela Polícia Civil à época, o suspeito confessou que curso 6 semestres de arquitetura, porém não concluiu o curso na faculdade.
Ele afirmou que é professor de BIM (Modelagem da Informação da Construção) software programado para desenhos arquitetônicos, possuindo curso ofertado pela empresa fabricante do software.
Segundo as apurações, o investigado possuía um canal no Youtube e um site, onde oferecia os cursos de um programa pelo valor de R$ 99, afirmando que qualquer pessoa estava apta para montar um projeto. Nos vídeos, o investigado ensinava passo a passo de como mexer no programa.