A direção do Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, negou qualquer rumor de que os profissionais da unidade de saúde estejam cuidando de pacientes com coronavírus (Covid -19). Diante das recentes notícias, intituladas como boato, a unidade enviou nota desmentindo.
“Até o momento, nenhum caso de coronavírus foi confirmado em Cuiabá”, diz trecho da nota, que segue a orientação da Secretaria Estadual de Saúde. Por hora, conforme já informou o site Olhar Direto, apenas dois pacientes estão sendo monitorados em Mato Grosso. Sendo um em Alto Taquari e outro em Glória D’Oeste.
Caso haja algum caso desse em Cuiabá, o Hospital Santa Rosa explica que está preparado para o atendimento. “A unidade já dispõe de plano de contingenciamento para atendimento para atendimento, dentro das normas do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, bem como profissionais treinados e capacitados para atuar em caso de suspeitas e/ou confirmação de coronavírus”, esclarece a nota.
Casos em Alto Taquari e Glória D’Oeste
A Secretaria de Saúde por meio do Centro de Operações em Emergência a Saúde Pública para o COVID-19, confirmou que dois casos estão sob suspeita em Mato Grosso. Nenhum em Cuiabá. São pacientes de Glória D’Oeste e Alto Taquari. Neste, o homem (de meia idade) procurou uma unidade de saúde após sentir os sintômas. Ele havia feito uma viagem para a Itália e outros países com notificações da doença.
O governo investiga se o homem, morador de Alto Taquari, esteve no mesmo voo do paciente de 61 anos, cuja infecção pelo vírus foi confirmada.
A Secretaria de Saúde disse que imediatamente foram acionados os serviços de saúde locais para o monitoramento e a tomada de medidas que envolvem cuidados clínicos, investigação e orientações.