Andando pelos bairros de Juara, podemos notar que muitos lotes estão sujos, vazios e sem ocupação. A exploração econômica imobiliária para ganhar com a sua valorização, é com certeza um dos fatores principais para que isso aconteça, também há vários lotes que estão de posse do município desocupados, ao qual poderiam servir para programas habitacionais, onde as pessoas que não tem condições de comprar seu lote, poderiam realizar o sonho de construir sua casa.
Em Juara há um déficit grande de moradias, aproximadamente de quinhentas ( 500) casas que seriam necessárias para amenizar esta situação, o que poderia ajudar a diminuir esta situação, seriam os programas sociais de habitação do Governo Federal, que no momento caminha, mas não consegue suprir ainda as necessidades, outro fator é o financiamento nos Bancos conveniados, mas que não está disponível para todos, pois depende de renda, emprego entre outros fatores.
Precisamos fazer com que as políticas sociais cheguem realmente a quem precisa, passam-se anos e anos e esta questão não avança, todos ganhariam com isso, mais qualidade de vida, dignidade as famílias, e por fim a gestão pública iria arrecadar mais.