Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Academias são fechadas em fiscalização por falta de profissionais habilitados para acompanhar alunos em MT

Academias foram autuadas e têm um prazo de 15 dias para que a situação seja regularizada.

Data: Quarta-feira, 04/03/2020 19:09
Fonte: G1 MT

Duas academias foram fechadas durante fiscalização do Conselho Regional de Educação Física da 17ª Região (CREF17/MT) por falta de profissionais habilitados para acompanhar as atividades dos alunos em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

A ação, que ocorreu de forma cautelar nessa terça-feira (3), deve seguir durante a semana. Segundo O CREF, mais de vinte academias serão visitadas durante a operação.

As academias foram autuadas e têm um prazo de 15 dias para que a situação seja regularizada.

O CREF explicou que é obrigatório que cada atividade nas academias sejam acompanhadas por um profissional ou estagiário, que deve ter um contrato de estágio e ser supervisionado pelo profissional.

No caso de ausência desses profissionais, as academias podem ser fechadas pelo Conselho.

As fiscalizações são feitas a partir de denúncias, que, segundo o CREF, costumam partir dos próprios clientes das academias.

Após as denúncias, caso forem identificadas irregularidades, o Conselho pode suspender as atividades no local e acionar órgãos responsáveis para dar continuidade às fiscalizações, como a Vigilância Sanitária, o Procon-MT e o Ministério Público, que podem formalizar as interdições e aplicar multas aos donos.

Em dezembro do ano passado, outras duas academias foram fechadas de forma cautelar, nos bairros Canelas e Jardim Glória, em Várzea Grande.

O Conselho ressaltou que o 'falso instrutor' pode prescrever atividades inadequadas e prejudicar a saúde dos alunos.

O registro no CREF é obrigatório para os profissionais que atuam na área atividades físicas.