Após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Juara nos últimos dias, a prefeitura decretou estado de emergência, Decreto nº 1.453/2020, por conta de registros de danos materiais, ambientais e econômicos ao município.
O Municcipio de Juara possui uma extensa malha viária, com estradas sem pavimentação e que são de resposnsabilidade do Governo do Estado. Além disso, é grande o número de pontes de madeira e que sempre apresentam problemas no período chuvoso.
Além disso, a Prefeitura Municipal tem que socorrer o setor produtivo através de estradass vicinais que dão acesso às fazendas e que os produtores precisam transportar gado, madeira e a produção agricola que chegou em larga escala na região.
A maioria das reclamações vão parar na Câmara de Vereadores e os parlamentares sempre estão percorrendo o interior do município mapeando os pontos mais críticos, ouvindo os proprietários e levando as demandas para o chefe do Poder Executivo.
A área urbana também sofre com as fortes chuvas, a exemplo da baixada da Rua Rio de Janeiro, no centro da cidade, que fica alagada, conforme mostra a foto que ilustra este texto.
O decreto foi publicado nesta terça-feira, 10 de março de 2020, no Diário Oficial dos Municípios, e foi assinado pelo prefeito de Juara, Carlos Amadeu Sirena (PL).