A Secretaria Estadual de Saúde (SES) descartou, nesta segunda-feira (9) mais duas suspeitas de coronavírus em Mato Grosso. Os casos passaram pela avaliação do laboratório nacional de referência.
Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.
Uma nova suspeita surgiu, no entanto, em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, e é o único caso investigado em Mato Grosso atualmente.
Os casos descartados foram em Cuiabá e Alto Taquari. Até o momento, as equipes de vigilância já monitoraram um total de 12 casos. De acordo com a SES, sete casos foram descartados por apresentarem resultados positivos para Influenza B e quatro foram excluídos por não preencherem os critérios de definição para Covid-19.
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão: