Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Viagem de alunos de MT aos Estados Unidos é cancelada por causa de pandemia do coronavírus

Todas as atividades na universidade em Harvard foram canceladas por causa do surto de Covid-19 pelo mundo, incluindo a conferência.

Data: Quinta-feira, 12/03/2020 15:01
Fonte: G1 MT

Um grupo de estudantes de Mato Grosso não irá mais para os Estados Unidos, porque a 6ª edição da Brazil Conference at Harvard & MIT 2020, em Boston, foi cancelada devido à pandemia do coronavírus no mundo. A viagem estava prevista para o mês que vem.

Os cinco estudantes da Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá, iriam representar o estado no evento. Eles ganharam a viagem depois de criarem um site de turismo e eventos culturais voltado para pessoas com deficiência.

Os alunos são do 2º ano do curso técnico de informática e ganharam a viagem para abril deste ano para representar o país em uma conferência na Universidade de Harvard. Entretanto, o evento foi cancelado devido o surto no Covid-19, nome dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para o novo vírus que circula no mundo.

De acordo com a diretora da escola, Elina Padilha Fernandes, a universidade está com as atividades suspensas e portanto não acontecerá o evento. A previsão que a instituição nos Estados Unidos retome às aulas em maio, mas não foi definida uma nova data para a realização da conferência.

A equipe 'FEAMM' - nome que surgiu da junção das primeiras letras dos nomes dos estudantes Fernando Massao Rother Mizuta, Enzo Castilho Ventura, Arthur Santiago Figueiredo, Mateus Ferreira da Silva, Matheus Torres de Brito -, foi a vencedora da etapa nacional do “Desafio Tack Brasil + Inovation Camp 2019”.

Os alunos foram selecionados no dia 30 de novembro, no Tack Festival, de inovação, tecnologia e criatividade, realizado anualmente no Rio de Janeiro. No desafio, os alunos tiveram que desenvolver algo que colaborasse com a acessibilidade à cultura. Eles concorreram com alunos de quatro institutos federais do Brasil e, na oportunidade, foram os vencedores.

A diretora disse ao G1 que o projeto dos alunos causou muita satisfação entre a escola, pois eles tiveram competência e muito talento para criar uma plataforma inovadora e de necessidade por conta da acessibilidade de pessoas.

“Assim ajudando com algum tipo de deficiência. Foi um orgulho ainda mais por ser nossos alunos, teve uma grande visibilidade, ganhamos uma moção de aplauso reconhecendo a iniciativa deles. Estamos muito orgulhosos de todos”, disse Elina.

Os alunos desenvolveram uma plataforma de busca semelhante a sites que mostram os melhores preços de hotéis em várias operadoras. A ideia surgiu da reflexão sobre as dificuldades que Pessoas Com Deficiência (PCDs) enfrentam quanto à acessibilidade.

“Percebemos que é um mercado não atendido e todos têm alguém na família nessa situação. Meu avô, por exemplo, já está há nove anos com metade do corpo paralisado por conta de um AVC”, conta Enzo Castilho.

 

Segundo a professora Alexandra Mazei Silva, a escola foi comunicada apenas do cancelamento do evento. Para ela foi inesperado mas é uma situação que está acontecendo no mundo todo. “Estava tudo pronto para viagem e após a volta para o Brasil, iríamos focar na concretização do protótipo, tirando o projeto do papel”, explicou a professora.

Segundo o último censo demográfico do IBGE, 45 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de deficiência física e, em todo o Brasil, apenas 4,7%, das calçadas são acessíveis para pessoas com deficiência física.

"Nas pesquisas que fizemos descobrimos que é um público muito grande que não é atendido”, observa Matheus Torres.

 

Evento internacional

 

O Brazil Conference at Harvard & MIT 2020 é um evento anual, organizado pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston, desde 2015.

Realizado nas duas universidades que dão nome à conferência, Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT) tem como objetivo promover o debate entre líderes e representantes da diversidade nacional e internacional, sobre os mais variados temas envolvendo o Brasil.