Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Partidos de MT definem nomes dos candidatos ao Senado até esta quinta-feira

No dia 26 de abril os eleitores vão escolher o candidato que vai ocupar a vaga de Selma Arruda, do Podemos, eleita em 2018 e que foi cassada pela Justiça Eleitoral.

Data: Sexta-feira, 13/03/2020 08:14
Fonte: G1 MT

Termina nesta quinta-feira (12) o prazo para que os partidos políticos realizem as convenções que definem a participação na eleição suplementar para o Senado.

No dia 26 de abril os eleitores vão escolher o candidato que vai ocupar a vaga de Selma Arruda, do Podemos, eleita em 2018 e que foi cassada pela Justiça Eleitoral.

Na terça-feira (10), o único que havia definido um candidato era o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que lançou Otaviano Pivetta. O partido Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o partido Cidadania (antigo PPS) também fizeram convenções, mas não definiram candidato.

Já o Democratas (DEM), lançou Júlio Campos, de 73 anos, como candidato na quarta-feira (11). Ele é mato-grossense e se formou em agronomia, mas atua na política desde 1964. Júlio já foi governador do estado, prefeito de Várzea Grande, deputado federal e senador.

Júlio Campos terá como primeiro suplente o deputado Dilmar Dal Bosco. Já o segundo suplente ainda não foi definido.

O Patriotas lançou como candidata a Tenente Coronel Rúbia, de 44 anos, que atua na Polícia Militar do estado há 24 anos. Ela nasceu e mora em Cuiabá. Pela primeira vez, disputa a vaga ao Senado.

O partido tem como primeiro suplente Victório Galli e segundo suplente o tenente Luciano Esteves, ambos do Patriota.

Nesta quinta-feira o Progressistas (Pros) lançou o nome de Gisela Simona como candidata ao Senado. Gisela é advogada e atua como superintendente do Procon em Mato Grosso. Ela já disputou as eleições de 2018 como candidata a deputada federal e obteve 50 mil votos e ficou com a primeira suplência na Câmara Federal. A candidata revelou que até os últimos segundos de decisão de seu nome foi assediada por outros grupos políticos com promessas de cargos e vice-suplência.

Também nesta quinta-feira o psl decidiu que não terá candidato ao Senado. O partido anunciou que vai apoiar a candidatura do deputado estadual Elizeu Nascimento, que é da Democracia Cristã.

Na convenção do PSB, o partido anunciou que não terá candidato próprio. Decidiu apoiar Otaviano Pivetta (PDT) e indicou para segunda suplência o nome de Karyn Gomes.

O PT lançou o nome do deputado estadual Valdir Barranco para a vaga ao Senado. Ele tem 45 anos, nasceu no Paraná, mas na adolescência se mudou com a família para Nova Bandeirantes, a 980 km da capital. Ele mora em Cuiabá há 10 anos e é formado em biologia. Atua como deputado estadual e já está em seu segundo mandato. Em Nova Bandeirantes, foi secretário Municipal de Educação e prefeito.

Durante encontro nesta quinta-feira (12), na sede do PP em Cuiabá, o deputado federal e líder da bancada, Neri Geller anunciou apoio partidário à candidatura de Carlos Fávaro (PSD) na eleição suplementar do Senado. Na composição da chapa, o PP indicou a empresária Margareth Buzetti na primeira suplência.

De acordo com o presidente do PP em Mato Grosso, a escolha pela candidatura de Carlos Fávaro foi uma decisão tomada em conjunto - com o ex-ministro Blairo Maggi, o deputado estadual Paulo Araújo e lideranças da executiva municipal como Eusébio Queiroz e Vanderlúcio Rodrigues da Silva-, e se deu pelo perfil e respeitabilidade que Fávaro tem junto ao eleitorado e ao agronegócio.

De acordo com o pré-candidato ao Senado, Carlos Fávaro, o apoio do Progressistas será fundamental para construção do projeto em prol de Mato Grosso.