Para evitar a propagação do coronavírus (Covid-19), escolas particulares de Cuiabá decidiram antecipar as férias de julho, conforme orientação do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso (Sinepe-MT) e do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Ensino do Estado de Mato Grosso (Sintrae-MT), divulgada nesta terça-feira (17).
O Sinepe-MT informou que a medida levou em consideração o Decreto Estadual nº 407, publicado pelo governador Mauro Mendes, que institui o estado de enfrentamento da emergência em saúde pública considerada de importância internacional e decorrente da pandemia do coronavírus.
Os Colégios Salesiano São Gonçalo, Coração de Jesus, Notre Dame de Lourdes, Maxi e CIN já divulgaram nota anunciando a antecipação das férias.
O Salesiano São Gonçalo afirmou que suspenderá as aulas a partir da próxima segunda-feira (23) até o dia 7 de abril. Nesta semana, as aulas na unidade seguem sem alterações.
O colégio afirmou que o calendário escolar será reorganizado sem prejuízo aos estudantes.
De acordo com o Colégio Coração de Jesus, o recesso de julho será antecipado no período de 23 deste mês até o dia 5 de abril. O novo calendário deve ser divulgado somente quando as aulas retornarem.
Já o Notre Dame de Lourdes informou que as férias passam a valer nesta quarta-feira (18) e seguem por tempo indeterminado. “Esse período tem que ser acolhido pelas famílias como um período de reclusão, cuidado para consigo e para com o outro, rezar junto, dialogar”, diz em nota.
Ainda seguindo as recomendações dos sindicatos, o Colégio Maxi determinou a suspensão entre o dia 23 deste mês e 13 de abril. Todas as avaliações desta semana, segundo o colégio, estão suspensas, com exceção da prova de segunda chamada do Ensino Médio programada para sexta-feira (20). Nesta semana, será passado apenas conteúdo de revisão aos alunos.
O CIN também decidiu antecipar as férias escolares. Conforme comunicado publicado pela instituição, o recesso passa a valer a partir de segunda-feira (23) e segue até o dia 5 do próximo mês.
O Sinepe-MT e Sintrae-MT recomendaram também que se algum funcionário dos colégios apresentar sintomas de febre, tosse, dificuldade respiratória ou coriza, deve evitar participar de reuniões e eventos e procurar uma unidade de saúde para realização de exames.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, nessa segunda-feira (16), outros seis casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso. No total, são monitorados 15 casos suspeitos no estado, provenientes de sete municípios; ainda não há casos confirmados oficialmente pelo estado, conforme sistema do Ministério da Saúde.
Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.
Os 15 pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para locais onde há a circulação do novo vírus ou estabeleceram contato com casos suspeitos ou confirmados. As ocorrências que levantam a suspeita do Covid-19 estão em Lucas do Rio Verde (1), Aripuanã (4), Araputanga (1), Cuiabá (6), Nova Xavantina (1), Rondonópolis (1) e São José do Rio Claro (1).
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão: