Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Procon notifica estabelecimentos em Cuiabá após denúncias de preços abusivos de máscaras e álcool gel para prevenir Covid-19

Os fornecedores devem apresentar ao órgão os documentos que comprovem os preços praticados antes de depois dos registros de casos de pacientes infectados pelo coronavírus no país.

Data: Quarta-feira, 18/03/2020 13:03
Fonte: G1 MT

A Superintendência de Defesa do Consumidor Estadual (Procon) notificou, nesta terça-feira (17), 20 estabelecimentos de Cuiabá, entre drogarias e lojas especializadas em produtos hospitalares, e pediu registro de preços após receber denúncias de preços abusivos na comercialização de álcool gel e máscaras descartáveis

Com a notificação, os fornecedores devem apresentar ao órgão de proteção e defesa do consumidor documentos que comprovem os preços praticados antes de depois dos registros de casos de pacientes com Covid-19 no país.

De acordo com o Procon, as equipes de fiscalização do órgão foram até alguns estabelecimentos após receber denúncias de aumento abusivo nos preços dos produtos.

O órgão explica que a partir dessas informações, consegue analisar se houve ou não aumento abusivo no preço e, caso confirmado, pode autuar o estabelecimento.

Entre os documentos solicitados estão: comprovação do preço praticado na última semana de janeiro de 2020 e do preço praticado desde o último dia 05 de março, cópias dos comprovantes de aquisição dos produtos juntos aos distribuidores e justificativa para a elevação de preços.

 

Denúncias

 

Consumidores de Cuiabá que identificarem preços abusivos na venda de álcool gel e máscaras podem formalizar pelo endereço fiscalizacaoproconmt@setasc.mt.gov.br ou acionar a Ouvidoria. Para quem não mora na capital, deve denunciar aos Procons municipais.

 

É importante que na denúncia conste: nome do estabelecimento, endereço com bairro, nome dos produtos (marca), preço praticado e, se possível, CNPJ - que consta no cupom fiscal.