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Clientes lotam portas de bancos após número limitado dentro de agências de Cuiabá e medidas de prevenção de tornam ineficazes

Restrições são recomendadas por órgãos de saúde para prevenir a transmissão do coronavírus.

Data: Quinta-feira, 19/03/2020 21:25
Fonte: G1 MT

As agências bancárias estão limitando o número de clientes no interior dos estabelecimentos para evitar aglomeração e o contato, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para prevenir a transmissão do coronavírus.

Além disso, os clientes devem manter distância um do outro. Cartazes com o aviso estão fixados em cadeiras e caixas eletrônicos.

As mudanças seguem as orientações definidas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Nesta quarta-feira (18) foi feita uma reunião do qual participou representantes do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso e mais de 150 representantes de bancos que operam no Brasil.

Em Mato Grosso, o sindicato instruiu que as orientações da Fenaban sejam seguidas na íntegra.

 

Os bancos também foram orientados a manterem a limpeza e a higiene nas agências. Os funcionários também devem ser conscientizados sobre as formas de prevenção.

Eventos, viagens, reuniões e treinamentos foram cancelados para evitar aglomerações de pessoas. Todos os funcionários que fazem parte do grupo de risco, como gestantes, diabéticos, idosos e doentes cardíacos, começaram a trabalhar de casa (home office).

A recomendação é reduzir os horários de atendimento ao cliente.

O Sindicato solicitou que os bancos suspendam temporariamente o trabalho em locais onde houver caso suspeito da doença.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT), Clodoaldo Barbosa, disse que é preciso seguir as orientações. “Essas medidas são importantes e devem ser seguidas pelos bancos. Estamos recebendo diariamente a preocupação dos bancários na nossa base e precisamos antecipar respostas e tomar medidas urgentes para proteger a todos”, afirma.

Na Caixa, os atendimentos foram reduzidos em 50%. O uso dos caixas eletrônicos segue uma distância para que os clientes não fiquem próximos uns dos outros.

No entanto, os clientes ficam aglomerados do lado de fora das agências enquanto aguardam atendimento, o que torna as medidas ineficazes.

Em uma agência da Avenida do CPA, Richelly Souza esperou por cerca de 30 minutos do lado de fora até ser atendida.

 

“Abri a porta com o cotovelo para evitar o contato”, afirma.

Alguns clientes reclamaram da espera, até que os funcionários abriram a porta para que todos pudessem entrar e aguardar dentro. Após todos entrarem, o banco fechou.

O Banco do Brasil informou que vai seguir as medidas sugeridas pelos órgãos de saúde, assim como os outros bancos. Já o Santander vai controlar o fluxo. Só ficarão entre 10 e 15 pessoas simultaneamente, para evitar aglomeração nas agências.