Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Prefeita manda fechar o comércio em Sinop (MT), proíbe ambulantes nas ruas e prorroga o IPTU

Decreto proíbe abertura do comércio durante 15 dias por prevenção ao coronavírus. Sinop tem dois casos suspeitos da doença.

Data: Sábado, 21/03/2020 14:39
Fonte: G1 MT

A prefeita Rosana Martinelli (PL) decretou situação de emergência em Sinop, maior cidade do norte do estado, por causa da pandemia de coronavírus. Entre as medidas de prevenção determinadas está o fechamento dos comércios do município e a proibição da atuação de ambulantes, durante o período de 15 dias, e a prorrogação do pagamento do IPTU.

Em Mato Grosso tem dois casos de coronavírus confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), sendo um em Cuiabá e outro em Várzea Grande. Os casos suspeitos no estado somam 73 casos, que estão sendo monitorados.

E, em Sinop, são dois casos suspeitos de coronavírus.

O decreto assinado na noite dessa sexta-feira (20) e divulgado pela prefeita neste sábado (21) limita a quantidade de pessoas em supermercados e farmácias, sendo uma pessoa a cada 2 metros quadrados de distância.

Bancos, cooperativas de crédito e lotéricas, desde que adotadas providências específicas, podem continuar funcionando.

Não vão parar os serviços considerados essenciais, como tratamento e abastecimento de água; geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e gás; postos de combustíveis, com exceção de suas lojas de conveniência; empresas de assistência médica e hospitalar; distribuição e comercialização de medicamentos e gêneros alimentícios, farmácias, supermercados, mercados, mercearias e padarias; funerários; captação e tratamento de esgoto e lixo; telecomunicações; processamento de dados ligados a serviços essenciais; segurança privada e imprensa.

 

Entretanto, devem adotar medidas estratégicas para evitar o proliferação do vírus.

Foi autorizado o funcionamento comércio em geral, varejista ou atacadista, incluindo-se bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos de gêneros alimentícios, para atendimento de serviços de entrega (delivery), os quais deveram reforçar as medidas de higienização.

Também estão proibidas a concentração/aglomeração e a permanência de pessoas em espaços público de uso coletivo como parques, praças e pistas de caminhada em todo o território do município.

Foram cancelados todos os eventos realizados em locais abertos e fechados, independentemente da característica, condições ambientais, tipo do público, duração e modalidade do evento.

O transporte coletivo municipal deve limitar o número de passageiros à quantidade de assentos, bem como promover a higienização por completo dos veículos ao final de cada trajeto.

Será suspenso o atendimento em todos os órgãos da Prefeitura de Sinop, com exceção da Secretaria de Saúde. As demais pastas deverão se organizar em escalas, mantendo o número mínimo de servidores para manutenção dos trabalhos. Não ocorrerá atendimento presencial do cidadão.

Com a restrição de atendimento ao público, os serviços poderão ser acessados via telefones e e-mails funcionais.

Os servidores públicos municipais que fazem parte do grupo de risco (pessoas com idade igual ou superior a 60 anos; diabéticos; hipertensos; pessoas que possuam insuficiência renal, doença respiratória ou cardiovascular crônica) foram dispensados do trabalho.

O decreto não determina o fechamento da rodoviária e do aeroporto porque, segundo o secretário Astério Gomes, com a também adoção de medidas federais que compreendem o sistema aeroportuário e rodoviário, o movimento nestes espaços tem redução gradativa.