Um decreto assinado pelo prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra, determinou toque de recolher na cidade a partir das 20h. O documento foi assinado na noite dessa sexta-feira (20) e passa a valer a partir deste sábado (21).
A medida é temporária e tem por objetivo a prevenção ao contágio ao novo Coronavírus (Covid-19).
Na tarde dessa sexta-feira (20), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou a notificação de 73 casos suspeitos de coronavírus em 23 municípios de Mato Grosso. Outros dois casos, registrado em Cuiabá e Várzea Grande foram confirmados.
Apesar de não ter nenhum caso registrado em Alta Floresta, o decreto suspende temporariamente o funcionamento de alguns segmentos do comércio lojista, exceto mercados, açougues, padarias, mercearias, postos de combustíveis, hospitais, farmácias, drogarias, laboratórios, clínicas e demais serviços de saúde.
Além disso, estão suspensos todos os eventos públicos e privados que possam gerar aglomeração de pessoas.
O decreto também regulariza o atendimento nos estabelecimentos comerciais que não estão impedidos de funcionar. O setor hoteleiro, por exemplo, terá que reportar ao Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus a quantidade de hospedes em suas instalações e, cada hospede informar um histórico com informações de origem, se esteve em locais com casos da Covid-19 e se teve contato com pessoas com caso confirmado ou em isolamento.
Já as pousadas com sede no município terão que suspender as atividades para evitar o fluxo de turistas.
Além de considerar as recomendações da Organização Mundial da Saúde-OMS, os decretos do governo do estado e o artigo 196 da Constituição Federal, que reconhece a saúde como um direito de todos e dever do estado, o prefeito afirmou que pauta as ações no enfrentamento ao Covid-19 de forma estratégica com atuação preventiva.