Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Decreto permite que pessoas fora do grupo de risco saiam do isolamento social e pratiquem atividades ao ar livre em MT

Isolamento é válido somente para as pessoas com mais de 60 anos, pessoas hipertensas, com doenças cardíacas, renais crônicas, respiratórias crônicas, e com outras doenças imunodepressivas.

Data: Quinta-feira, 26/03/2020 15:15
Fonte: G1 MT

O novo decreto anunciado pelo governador Mauro Mendes (DEM), nesta quinta-feira (26), sobre ações de combate ao coronavírus, permite que as pessoas fora do grupo de risco saiam do isolamento social para praticar atividades ao ar livre.

O documento foi assinado nessa quarta-feira (25), no mesmo dia em que o governador havia decretado calamidade pública no estado. Mas o anúncio das mudanças foi feito hoje.

Conforme o decreto, o isolamento é válido somente para as pessoas com mais de 60 anos, pessoas hipertensas, com doenças cardíacas, renais crônicas, respiratórias crônicas, e com outras doenças imunodepressivas.

O grupo de risco também deve evitar contato direto com pessoas jovens, inclusive, com os familiares.

Já para os que estão fora do grupo de risco, fica recomendada a prática de atividades recreativas e esportivas individuais ao ar livre, desde que respeitado o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.

Com o novo decreto, as medidas e recomendações devem ser unificadas pelos municípios de Mato Grosso, para evitar divergências entre as as regras adotadas pelo estado e prefeituras.

 

Outras ações

 

Ainda nesta quinta-feira, entre as medidas anunciadas, está a volta do funcionamento do comércio, desde que os estabelecimentos sigam as normas de segurança, prevenção e combate ao coronavírus. Também foi liberado a volta do transporte municipal.

 

decreto anterior, assinado na sexta-feira (20), trazia uma série de restrições e determinava que a maioria do comércio fosse fechado. No entanto, as determinações tiveram alterações.

Mendes afirmou que as empresas precisam continuar funcionando para garantir os empregos e movimentar a economia.

De acordo com o governador, caso os prefeitos queiram adotar ações mais restritivas, terão que apresentar “fundamentação técnico-científica que justifique a providência no âmbito local”.