A Polícia Civil de Mato Grosso emitiu um comunicado alertando a população do estado sobre mensagens que estão circulando em redes sociais, com um link que pede ao usuário que se cadastre para o desbloqueio e liberação de valores de auxílio emergencial, que será concedido a trabalhadores informais de baixa renda no período da pandemia da Covid-19.
A concessão do benefício, que a data de liberação ainda não foi informada, será de acordo com critérios definidos na Lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta semana.
Apesar da aprovação, ainda não há nenhuma liberação do pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 para pessoas de baixa renda.
A Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia (Gecat) explicou que quem receber esse tipo de informação não deve acessar o endereço eletrônico, pois se trata de golpe ou crime cibernético.
De acordo com a polícia, a população deve buscar órgão oficiais para saber mais informações e tirar dúvidas.
Uma equipe da Gecat, segundo a polícia, está atuando de forma intensa no combate e repressão a informações falsas, assim como comportamentos delitivos que possam causar prejuízos ou pânico à sociedade.