Em época de coronavírus onde todos as precauções devem ser tomadas e seguindo as orientações do Ministério da Saúde, as máscaras de proteção são fundamentais, principalmente para idosos e para os profissionais que trabalham na área da saúde, pois estão em constante contato com a população.
Mas o comércio está desabastecido, não só de máscaras como também de luvas e álcool em gel. Numa pandemia, como a que estamos atravessando, soluções precisam ser encontradas para proteger as pessoas.
Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde firma parceria com a direção da cadeia pública de Juara para a confecção de máscaras. O trabalho foi sugerido pelo agente do sistema prisional, Carlos Alexandre, popular ‘fubú’ e que teve a pronta aceitação de Silvia Sirena, Secretária de Saúde do município.
A secretaria disponibilizou toda a matéria-prima e os reeducando fazem o trabalho de confecção das máscaras. Todo o processo é executado dentro do pátio da cadeia em máquinas operadas pelos detentos. Destaca-se que em cada três dias trabalhado há a redução de um dia na pena.
Nesta primeira etapa serrão confeccionadas 1000 máscaras e a iniciativas é uma bela oportunidade futura de reintegrar o detento na sociedade.
A reportagem do Grupo Amplitude de Comunicação conversou com Gilvan Vicente, diretor da Cadeia Pública que mostrou algumas peças confeccionadas, conforme pode ser vista no vídeo da reportagem.
Veja o vídeo: