Diante dos casos de doença respiratórias que iniciaram na China, causados pelo novo coronavírus – OVID-19, A Secretaria Municipal de Saúde de Juara está estabelecendo estratégias para preparar o sistema de vigilância e a rede de saúde, para identificar os casos suspeitos do novo coronavírus e estabelecer as medidas de manejo, prevenção e controle.
O último boletim epidemiológico do Coronavírus – COVID-19, da Sala de Monitoramento montada pela Secretaria de Saúde, em parceria com a faculdade AJES, divulgado nessa sexta-feira, dia 03 de abril, pela Vigilância Epidemiológica do Município, aponta que Juara teve 44 pacientes com monitoramento de sintomas clínicos suspeitos, sendo que 39 são sintomáticos, 05 assintomáticos e nenhum confirmado.
Dos 44 pacientes suspeitos e monitorados. 06 já foram descartados e liberados e nenhum confirmado.
Sala de Monitoramento:
A Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Faculdade AJES monitora os casos de pacientes que foram atendidos em Unidades de Saúde, que apresentam sintomas conforme o Protocolo do Ministério de Saúde, com o objetivo de acompanhar os casos leves de sintomas gripais, detectando precocemente os casos graves de COVID-19.
Medidas preventivas:
Atualmente não existe vacina para prevenir q infecção por COVID-19 e a melhor maneira de prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus.
Lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel; cubra o nariz e a boca com o cotovelo na hora de espirrar; evite aglomerações, mantenha os ambientes bem ventilados e não compartilhe objetos de usos pessoal.