Um paciente de 34 anos morreu neste sábado (11), em Aripuanã, a 976 km de Cuiabá, com diagnóstico de Covid-19. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o homem não fazia parte do grupo de risco.
Ele estava internado no Hospital Regional de Sinop, a 503 km da capital, desde o dia 6 de abril, com insuficiência respiratória por causa de uma pneumonia grave.
O quadro de saúde dele piorou, na última sexta-feira (10). Ele ficou em coma induzido por medicamentos e atividade cerebral começou a ser comprometida. O exame feito pela Ses, ainda na sexta-feira, teve diagnóstico positivo para o novo coronavírus.
Essa é a terceira morte pela doença no estado. A primeira foi no dia 3 de abril, em Lucas do Rio Verde, e a segunda foi na última quarta-feira (8), em Cáceres.
A Ses registrou, até este sábado (11), 121 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso. Os casos confirmados são nas seguintes cidades:
Os pacientes de outros estados referem-se ao caso do paciente residente em Sonora (MS), que foi notificado pela Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, o de São Paulo (SP), que foi notificado pela Secretaria Municipal de Saúde de Chapada dos Guimarães e o terceiro a Secretaria Estadual de Saúde não informou de onde veio, mas foi diagnosticado em Pontes e Lacerda.
Em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop a transmissão é considerada comunitária, casos de transmissão do vírus entre a população onde não pode-se determinar a origem do contágio. O município de Nova Monte Verde não registrou novos casos da Covid-19 após 14 dias da notificação do caso, portanto deixou de configurar como transmissão comunitária.
Já em Cáceres, Tangará da Serra e São José dos Quatro Marcos a transmissão é local, quando os pacientes não estiveram em nenhum país com registro da doença, mas tiveram contato com outro paciente infectado confirmado.
Dos pacientes com diagnóstico da doença em MT, 7 estão internados, sendo 3 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 17 fizeram tratamento e se recuperaram da Covid-19.
A faixa etária dos pacientes que testaram positivo para o coronavírus é de 44 anos. Do total de casos confirmados, 40% são homens e 60% mulheres.
Foram notificados 487 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que engloba pacientes com febre, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta, que apresente dispneia (falta de ar) e que esteja hospitalizado.
O primeiro paciente diagnosticado com o novo coronavírus em Mato Grosso morreu no dia 3 de abril. Luiz Nunes, de 54 anos, que era gerente de um supermercado na cidade, foi internado no dia 29 de março. Fez exame e deu positivo para Covid-19. Ele era hipertenso e diabético e estava internado com síndrome respiratória aguda.
Quando deu entrada no hospital, ele disse que tinha viajado para a região sul do país no dia 19 de março. Ele permaneceu internado e morreu quatro dias depois, no Hospital São Lucas.
Nessa quarta-feira (8), um idoso diagnosticado com Covid-19 morreu em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
O servidor público aposentado Alípio Pereira de Araújo, de 82 anos, estava internado no Hospital São Luiz e tinha viajado a São Paulo, na companhia da mulher, que também está internada.
O paciente e a mulher retornaram de Taboão da Serra, interior de São Paulo, no dia 23 de março. Eles desembarcaram no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, e seguiram para Cáceres em um carro de transporte por aplicativo.
No dia 31, eles entraram em contato com os filhos relatando sintomas da doença. E nessa data foram internados. Ela permanece internada, mas, segundo a família, o quadro é estável.