O aniversário de 5 anos de Heloisa Miranda Oliveira, que mora em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, foi inspirada nos garis. A família fez uma comemoração simples, sem convidados, devido à pandemia do coronavírus.
O aniversário foi no sábado (25). A tia de Heloisa, Wanya Adryelli Vieira da Silva, conta que desde pequena ela sempre admirou o trabalho dos garis e neste ano pediu para a mãe fazer uma roupa de proteção igual a que eles usam para ela usar no aniversário.
“Ela tem admiração pelo trabalho deles. Esse ano ela falou para a mãe que queria uma festa com o tema gari e não tinha quem fizesse ela mudar de ideia”, afirmou.
A mãe da aniversariante, Maria Elisa Sena Miranda, pediu, então, que uma costureira fizesse a roupa. A maior dificuldade foi achar uma profissional que fizesse a decoração com o tema, mas não encontraram, então as próprias tias ajudaram. Usaram as cores laranja e branco para decorar a mesa do bolo.
Como o aniversário foi no sábado, os garis não passaram para recolher o lixo. Na segunda-feira (27), Heloisa pediu que a mãe comprasse um bolo e docinhos para entregar aos garis.
A família conta que ela ficou de plantão esperando eles passarem para falar sobre o aniversário e entregar um pedaço de bolo.
A tia de Heloisa diz que ela não pode ver eles que quer ir até lá para ela cumprimentá-los e alerta a família que se deve separar todo o lixo para ajudá-los.
“Aqui temos que arrumar o lixo direitinho pra ajudar os garis, não podemos nem misturar o lixo. Quando quebra algum copo, ela fica em cima, porque tem que embalar para não machucá-los durante o recolhimento”, explicou a tia.