O tradicional véu da noiva precisou ser acompanhado por uma máscara. O número de convidados foi drasticamente reduzido. Mas foi dessa maneira que um casal de São José Rio Preto (SP) decidiu realizar uma cerimônia de casamento durante a pandemia do coronavírus.
O administrador Rafael Gonçalves Abdala e a advogada Débora Emi Yamamoto ouviram a frase "até que a morte os separe" no último sábado (2). A união foi realizada em uma igreja do município e contou com transmissão pela web para os parentes que não puderam comparecer por causa do distanciamento social..
Ao G1, o casal afirma que o namoro durou cinco anos e o pedido de casamento foi feito em setembro do ano passado. Desde então, ambos desejavam que o casamento fosse realizado em 2 de maio.
“Estávamos com a data marcada desde setembro do ano passado. Iríamos fazer uma cerimônia e um jantar, mas tivemos que cancelar e avisar os convidados", afirma Rafael.
Contudo, o casamento foi remarcado depois de o casal ficar sabendo que o cartório havia retomado o atendimento ao público. Os dois, então, começaram a se reorganizar sabendo que a cerimônia não poderia ter aglomeração e que teriam de usar máscara.
“Eu estava bem preocupada com essa ideia. Achei que não iria dar certo. Pensei que a maquiagem estragaria com a máscara, mas foi dando certo e tudo se encaixou”, diz Débora.
Rafael conta que as 14 pessoas que participaram da cerimônia, entre parentes, pastor e fotógrafos, usaram máscaras e respeitaram o distanciamento preconizado pelo Ministério da Saúde. Para os que não puderem participar, houve a transmissão online.
Em Rio Preto, um decreto permite realização de cultos religiosos, desde que obedeça as questões de combate ao coronavírus.
“O casamento foi o que a gente sempre quis. Ele foi melhor do que esperávamos. Teve um charme todo diferente. Nós valorizamos mais as presenças, os olhares e as intenções das pessoas”, explica Rafael.
“Apesar de tudo que estamos passando, a nossa vontade era de permanecer juntos. Sempre tivemos na nossa cabeça que o momento era entre nós. O casamento não está na festa, na cerimônia, mas sim nos nossos corações e na ligação que criamos”, complementa.
Casamento foi feito em Rio Preto durante pandemia de Covid-19 — Foto: Arquivo Pessoal/John Sonemberg
Noivos se casam com máscaras igreja de Rio Preto — Foto: John Sonemberg
Segundo Rafael, os dois tinham uma viagem de lua de mel marcada para uma cidade do sul de Minas Gerais, mas ela também precisou ser cancelada por conta da pandemia.
“Nós conseguimos negociar e jogar para frente, mas fomos para Sales (SP) passar dois dias em um resort. A prefeitura autorizou em decreto o funcionamento do setor hoteleiro com a redução da capacidade. Ficamos em um chalé, isolados de todos, respeitando as normas”, afirma Rafael.
Atualmente, Débora e Rafael estão morando juntos. Eles contam que aproveitaram o período de isolamento social para dar os últimos retoques no apartamento.
“Colocamos um papel de parede e fizemos outras coisas. Estamos felizes. Realizamos o sonho de casar e o de morar juntos”, afirma Rafael.
Casamento foi feito em uma igreja de Rio Preto — Foto: Arquivo Pessoal/John Sonemberg
Enquanto Rafael e Débora faziam os votos, os fotógrafos John e Guto Sonemberg capturavam cada momento da cerimônia.
“Foi o casamento mais peculiar em que trabalhei. Foi bem diferente pela questão das máscaras. A cerimônia foi a que estamos habituados”, diz John, que trabalhou ao lado do pai.