Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Com praias e cachoeiras lotadas, prefeito não descarta lockdown na cidade com maior número de mortos em MT

Data: Segunda-feira, 11/05/2020 12:58
Fonte: Olhar Direto

O prefeito de Barra do Garças (520 quilômetros de Cuiabá), Roberto Farias, disse durante uma live nesta segunda-feira (11), após o município confirmar a quarta morte em decorrência do novo coronavírus, que não descarta um lockdown (fechamento total), caso os números continuem a subir. Segundo ele, no último final de semana praias e cachoeiras estavam lotadas, assim como os bares, que foram reabertos na cidade: “Quem não colabora, mata!”.

Segundo Roberto Farias, a cidade conta com diversos leitos disponíveis, mas que isso não adiantará se a população não fizer o dever de casa. Além disto, pediu ajuda aos empresários, para que fiscalizem os seus clientes e que se respeito o distanciamento previsto no decreto para que os locais funcionem. Quem descumprir, poderá ser multado e ter o empreendimento fechado.
 
“Espero que não tenhamos que tomar atitudes mais drásticas, como o fechamento parcial ou total. Sabemos que todos precisam trabalhar, levar o sustento, mas a saúde vem em primeiro lugar. Se a população não contribuir, não vamos conseguir segurar a curva. A irresponsabilidade de alguns pode prejudicar todos nós. Tivemos quatro famílias destruídas por conta desta doença”, explico o prefeito.
 
Conforme a Defesa Civil da cidade, praias, cachoeiras e bares ficaram lotados no último final de semana. O prefeito aproveitou também para criticar a disseminação de fake news e o uso de forma errada das máscaras. “Você que insiste em ficar em aglomerações, não segue as recomendações, pode levar este vírus para dentro da sua casa, matando seus familiares”.
 
“Peço a vocês, que sejam nosso fiscal, que nos ajudem a fiscalizar aqueles que insistem em não colaborar, em matar. Aqueles que não colaboram, matam. Não queremos ver em Barra do Garças uma situação descontrolada. Até hoje, a secretaria está no controle, mas poderemos perder se não houver a colaboração de todos”, finalizou o prefeito em mensagem aos moradores.

No último domingo, a prefeitura fechou a rampa náutica da cidade. por tempo indeterminado, após denúncias do uso indevido do local por proprietários de barcos, lanchas e jet-ski, que tem colaborado para desrespeitar as medidas preventivas.
 
19ª Morte

Rosa Quirina de Jesus, de 60 anos, foi identificada como a 19ª vítima do novo coronavírus em Mato Grosso. Moradora de Barra do Garças (520 quilômetros de Cuiabá), ela foi internada no sábado (09) e teve a morte confirmada entre a noite de domingo (11) e a madrugada da última segunda-feira (11).  Ela sofria de hipertensão e problemas cardíacos.

Com isto, Barra do Garças passa a ser a cidade onde mais pessoas morreram em decorrência da Covid-19, com quatro. Porém, apesar disto, residentes do município foram três.

No domingo (10), Sandoval Nogueira de Moraes, 82, pai do prefeito do município de Ponte Branca (497km de Cuiabá), Humberto Nogueira, também foi vítima da Covid-19. O caso foi confirmado pela prefeitura de Barra do Garças, onde a vítima estava internada, no hospital MedBarra.

Apesar da morte ter sido em Barra do Garças, Sandoval era morador da cidade de Ponte Branca.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou, até a tarde deste domingo (10), 519 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso.

Os casos confirmados estão em Cuiabá (185), Rondonópolis (56), Várzea Grande (36), Barra do Garças (24), Sinop (23), Lucas do Rio Verde (19), Primavera do Leste (15), Tangará da Serra (14), Cáceres (13), Peixoto de Azevedo (11), Nova Mutum (10), Jaciara (10), Sorriso (9), Rosário Oeste (8), Mirassol D’Oeste (8), Confresa (8), Querência (7), São José dos Quatro Marcos (6), Chapada dos Guimarães (4), Jangada (3), Ipiranga do Norte (3), Curvelândia (3), Aripuanã (3), Vale de São Domingos (2), Rio Branco (2), Pontal do Araguaia (2), Poconé (2), Canarana (2), Alta Floresta (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), São Pedro da Cipa (1), Santo Antônio de Leverger (1), Poxoréu (1), Pontes e Lacerda (1), Ponte Branca (1), Nova Monte Verde (1), Nova Lacerda (1), Lambari D’Oeste (1), Cotriguaçu (1), Conquista D’oeste (1), Campo Novo do Parecis (1), Água Boa (1), Acorizal (1) e residentes de outros Estados (14).