Um detento de 76 anos que estava cumprindo pena na Cadeia Pública de Alta Floresta (800 km de Cuiabá) e que sofria de problemas respiratórios, morreu em uma unidade médica do município na última quarta-feira (20) e pode ter sido mais uma das vítimas do Covid-19, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SES), que aguarda a confirmação do exame laboratorial.
O recuperando, que além de idoso, sofria de doença pulmonar crônica e hipertensão estava passando mal desde o início da semana e foi encaminhado ao Hospital Regional com sintomas como vômito, náusea e gripe, porém o teste rápido de Covid-19 deu negativo.
Ele chegou a ser levado ao presídio, mas apresentou piora e precisou ser encaminhado novamente a unidade médica ontem, onde fez novo exame laboratorial e teve o óbito confirmado no final da tarde.
De acordo com a SES, os médicos, a princípio, identificaram a sua morte como decorrente de uma doença respiratória.
A Secretaria de Saúde agora aguarda o resultado do novo exame para confirmar se o reeducando teria ou não adquirido o novo coronavírus, fato que preocupa o Estado, por conta de possíveis novas contaminações dentro da unidade prisional.
Duas pessoas morreram em decorrência do Covid-19 e outras 97 foram identificadas como contaminadas em Mato Grosso nas últimas 24 horas, segundo levantamento feito pela Secretaria de Saúde do Estado, divulgado no final da tarde desta quinta-feira (21).
Com os novos registros, o Estado subiu para 34 óbitos e 1.187 casos confirmados de coronavírus.