Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Formação Jurídica de Juara, começa mostrar porque veio para o Vale do Arinos

Conversas extraídas do Grupo de WhatsApp Institucional da turma em pleno Sábado

Data: Sábado, 30/05/2020 20:56
Fonte: Clodis Antonio Menegaz

Pra nos dar só um pouquinho de saudade... https://youtu.be/CEkHIYtjKPA

Ofereço esse hino que é uma ode àqueles que aqui chegaram antes de nós, mas especialmente àqueles que vieram e ficaram para transformar este Estado no maior celeiro do mundo.

Nossos avós, nossos pais, nós, que aqui estamos muitos já por Deus ou pelo encurtamento do destino separados de tantos que amamos e por quem fomos amados, mas que certamente todos seguimos juntos vivos ligados na carne ou no espírito, não importa, seguimos juntos saboreando os versos como esses dessa canção de Dom e Ravel, versos que incorporam na ressignificação dos sonhos dos primeiros a aqui chegar os nossos sonhos, os sonhos dos nossos filhos e, já para alguns de nós, os sonhos dos nossos netos.

Sonhos que vão virando e maravilhando a realidade de antes, tão exuberante, tão desafiadora, tão cheia do desconhecido, do estranho nas entranhas das dificuldades de existir nos sertões do Mato Grosso.

E por tantas maravilhas desta natureza grandiosa, dos nossos rios e florestas, nos juntamos nos vales, como no Vale do Arinos, formamos nossas famílias, idealizamos nossos projetos, revivemos a busca da felicidade, nos tornamos todos nós mais filhos desta terra, guardiões desta terra, certos de caminharmos sendo pessoas simples destes ares que vocês fizeram resplandecer, fazendo a história e os desenhos das cidades do Vale, e hoje vocês inspiram a todos que chegam e leem algumas linhas de suas páginas, a quererem fazer deste estado o Estado mais próspero, acolhedor e feliz do Brasil.

Texto Produzido pelo Professor Doutor Claudio Silveira Maia

 

Professor Claudio,

Como dizes, “barbaridade tchê”...

Que mensagem bacana!

Seu texto aciona memórias, memórias de tempos idos que foram fundamentais para nos tornarmos exatamente o que somos hoje, o Vale do Arinos é uma das tantas partes abençoadas do majestoso Estado de Mato Grosso, a presença dos que foram está entre nós em cada ato de esperança que devotamos em nossas ações em meio a coletividade que luta, sente, ama, sonha e, as vezes chora, afinal, amamos, os que amam tem o direito de chorar.

Contudo, somos povo alegre, por aqui a vida sorri como as flores dos Ipês roxos e Amarelos que enfeitam as margens do rio Arinos, lugar onde pescamos Matrinchã, Pintado, Traíra, Pacu, Jaú, Piau e Lambari.

Aprendemos desde criança a observar e refletir sobre a autoridade natural que as caudalosas águas deste rio ostentam, nadar e apreciar este rio faz parte da vida dos que aqui habitam.

Lugar onde após muitos anos a universidade chegou, veio a UNEMAT, a UAB e depois veio a AJES e outras, sem dúvida, os que já não estão mais entre nós ou até mesmo muitos que estão devem se orgulhar da chegada do Ensino Superior por aqui.

A universidade forma pensadores com capital cultural-reflexivo e interventivo tal qual as demandas de hoje requerem, enfim, pessoas que adquirem conhecimento e relacionam este conhecimento a sua tomada de decisão, isto sem dúvida muda vidas e qualifica em escala grandiosa a nossa cidade e a região.

O Ensino Superior é uma das grandes portas de progresso e inserção social, o passado, o presente o futuro registrarão isto.

Gostei da música, nos remete a ideia de gratidão pelos que nos antecederam e nos motiva a caminhar com ânimo e galhardia.

Fez lembrar de meu avô que chegou da Polônia em 1916 após uma viagem no porão de um navio com duração de dezesseis dias, viveu em São Paulo e Paraná, findou seus dias após morar vinte anos em Juara, já quase centenário ele sempre nos dizia que o melhor lugar do Brasil que viveu foi em Mato Grosso.

A receita que ele nos deixou foi a seguinte: Fé, trabalho e esperança.

Um bom final de semana todos do grupo.

Texto produzido pelo Acadêmico de Direito de Juara: Alexandre da Silva Colinsque