O boletim epidemiológico divulgado no fim da tarde deste domingo (08), pela secretaria municipal de saúde de Guarantâ do Norte-MT, confirmou mais 1 casos de coronavírus no município.
Com esses números, Guarantã do Norte passa ter 143 casos notificados, 40 confirmados, destes, 34 casos estão em isolamento domiciliar, não há ninguém internado e 5 pessoas estão curadas do vírus e contabilizando 01 óbitos.
Quais são os sintomas do coronavírus?
Febre, cansaço e tosse seca: esses são os principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Alguns indivíduos também têm dores no corpo, coriza, congestão nasal, dor de garganta e diarreia.
Além disso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma em cada seis pessoas sente dificuldade para respirar.
Outros sintomas que podem aparecer são fadiga, dor articular, arrepios, náusea ou vômito, nariz entupido, tosse com sangue, olhos inchados, perda de olfato e/ou paladar, dores na caixa torácica, problemas de pele como urticária ou frieira nos dedos dos pés, além de problemas neurológicos.
Especialistas estão preocupados com o crescimento dos números de óbitos domiciliares durante a pandemia do novo coronavírus.
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) cobraram qualificação dos dados e reforçaram sua importância em nota técnica divulgada na semana passada.
No texto, os cientistas chamaram a atenção para estatísticas que parecem naturais, mas que estão sob influência indireta do contexto da pandemia.
Na nota, os pesquisadores alertaram para a possibilidade de que os óbitos domiciliares possam estar relacionados com a diminuição do número de leitos ocupados.
Os médicos também têm notado que muitos pacientes sofrem com a formação de coágulos sanguíneos, AVCs e problemas cardíacos.
Sintomas são mais graves em idosos
A covid-19 demonstrou ser mais grave em idosos e pessoas com diabetes, problemas cardiovasculares ou respiratórios, além de pessoas com o sistema imuno deprimido.
Os idosos são mais vulneráveis aos vírus, pois a partir dos 60 anos a capacidade do sistema imunológico tende a diminuir devido ao envelhecimento.
Como se pega o coronavírus?
O novo coronavírus é transmitido por meio de secreções (gotículas de salivas, catarro).
Portanto, você pode pegar a doença ao ter contato direto (apertar a mão, abraçar, beijar) com uma pessoa contaminada ou até mesmo ao tocar em algum objeto (botão do elevador, corrimão, computador, caneta) contaminado com as secreções dela.
Como prevenir contra a covid-19
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo a provocada pelo coronavírus.
Entre as medidas estão: Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos.
Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool, como álcool em gel.
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Evitar contato próximo com pessoas doentes.
Ficar em casa quando estiver doente.
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
https://www.uol.com.br/vivabem/
Ministério da Saúde
Prefeitura Municipal de Guarantâ do Norte