O governado de Roraima anunciou neste domingo (14) que pacientes de Roraima infectados pelo coronavírus serão transferidos para o Amazonas. A medida ocorre em meio ao colapso na saúde pública do estado, com o Hospital Geral de Roraima (HGR) acima da capacidade e pacientes à espera de vagas.
A Secretaria de Comunicação do governo informou à Rede Amazônica que entre 20 a 27 pacientes com a Covid-19 internados em UTIs do HGR devem ser transferidos para o Amazonas. O governo amazonense, no entanto, informou em nota que "a quantidade de leitos ainda está em definição".
O secretário de Saúde de Roraima, Marcelo Lopes, disse ao G1 que o envio de pacientes depende de autorização da família e de atender a critérios clínicos.
A transferência desses pacientes deve ser feita em UTI aérea, com transporte do Exército, de acordo com o governo de Roraima. Manaus fica distante cerca 781 Km de Boa Vista. O tempo de viagem entre as duas cidades é de 1h15 de avião e 10 horas de carro.
O HGR tinha 193 pacientes com coronavírus internados até esse sábado (13) - 55 a mais do total de 138 leitos disponíveis para atender pessoas infectadas. O governo não divulga a situação atual da ocupação de UTIs na unidade.