Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Várzea Grande inicia tratamento precoce com medicamentos para pacientes com Covid-19

Data: Segunda-feira, 22/06/2020 07:28
Fonte: Olhar Direto

Seguindo protocolo do infectologista chefe em Várzea Grande, Dr. Francisco Kennedy Scofoni Faleiros de Azevedo e da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como do próprio Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde começa a oferecer a partir desta segunda-feira (22), para pacientes atendidos na Rede Pública Municipal e devidamente acompanhados de laudo e receita médica específica, medicamentos considerados como tratamento precoce para casos da Covid-19 ou Coronavirus.

Segundo o secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, caberá ao profissional médico decidir qual o medicamento que será ofertado a cada um dos pacientes, pois se o mesmo tem uma comorbidade como hipertensão arterial, diabetes, problemas de coração ou qualquer outra enfermidade é necessário que se saiba qual o melhor medicamento a ser oferecido, por isso a automedicação pode ser mais nociva do que o tratamento, por desconhecimento do quadro geral de cada paciente.

“Toda a Rede Pública Municipal de Várzea Grande está apta para o primeiro atendimento aos pacientes, sendo que se ficar constatada a necessidade e a prescrição médica, o paciente pode se deslocar para uma das cinco policlínicas de Várzea Grande, localizadas nos Bairros, Jardim Glória, Marajoara, Parque do Lago, 24 de Dezembro e Cristo Rei ou para o Centro de Especialidade em Saúde (CES), antigo Postão para receber o medicamento que conforme portaria assinada por nós, deverá ser feita por paciente, atendido na rede pública municipal e munido de exames e de receituário médico e com a dose específica, para se evitar o consumo desenfreado de remédios”, disse o secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes.

O titular da pasta da Saúde Pública de Várzea Grande sinalizou que já tem correndo processo licitatório para aquisição de medicamentos sendo que neste primeiro momento estão sendo ofertados remédios que fazem parte do estoque do Centro de Atendimento e Distribuição de Insumos e Medicamentos (CADIM), que anualmente realiza quatro processos licitatórios para suprir as necessidades da rede de medicamentos e insumos para a área de saúde pública de Várzea Grande.

“Volto a frisar que estamos, por ordem da prefeita Lucimar Sacre de Campos, todos voltados para encontrar soluções para fazer frente a pandemia da Covid-19, mas que a população não pode, não deve, sob pena de piorar seu quadro de saúde pública, sair se automedicando, descontroladamente e sem regras e acompanhamento médico como determinam os principais organismos de saúde mundial”, disse Diógenes Marcondes ponderando que a principal arma da população é fazer o isolamento social para os que podem, trabalhando em casa (Home Office) e para aqueles que não podem adotar os meios e maneiras corretas de segurança como, distância de 1,5 metros entre as pessoas, uso constante de máscaras, luvas quando necessário e higienização rigorosa e também constante.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Várzea Grande, o vereador e médico Miguel Angel, sinalizou que a pandemia tem deixado as pessoas angustiadas, o que muitas vezes acaba levando os mesmos a procurarem soluções sem saber a realidade dos fatos.

“Neste momento é importante se confiar nos profissionais médicos e no empenho e determinação do Poder Público de Várzea Grande que está buscando soluções para fazer o enfrentamento a pandemia e combater a Covid-19, mas de forma racional e sem criar novos problemas, pois medidas pensadas e planejadas vão surtir mais efeito do que aquelas tomadas sem nenhuma racionalidade”, disse o presidente da Comissão de Saúde.

Kit Covid-19

De acordo com o deputado Eduardo Botelho, o Estado de Mato Grosso também deve iniciar o tratamento precoce com remédios. Ele se reuniu com o governador Mauro Mendes neste sábado (20) e discutiram sobre a Covid-19. Na ocasião o deputado apresentou a sugestão do "kit  Covid-19" e disse que o governador Mauro Mendes já determinou que a Secretaria de Estado de Saúde providencie os remédios.

"Dei uma sugestão ao governador, ele acatou, já determinou ao secretário que procure meios de comprar o kit, para encaminhar para as prefeituras, como a azitromicina, ivermectina, prednisona e outros que são necessários para atender os municípios. Então ele mandou que o secretário entre em contato com os laboratórios, para fornecer isso às prefeituras, para que o médico que atende tenha como não mandar os pacientes para Cuiabá, já dá o medicamento. Eu acho que isso é um grande avanço, vai ajudar e muito no combate ao coronavírus".