Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Proporcionalmente MT é estado que apresenta maior número de mortes pela COVID-19 no período de 30 dias.

O aumento é de aproximadamente 900% em 30 dias

Data: Quarta-feira, 24/06/2020 08:59
Fonte: Amplitude TV Guarantã - Jota Batista

O Estado de Mato Grosso obteve o maior aumento na curva de mortes do país pela COVID-19, nos últimos 30 dias, os dados foram fornecidos pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

O aumento de mortes pela doença foi de aproximadamente 900% no período.

O número de mortos chegou a quase 400.

É o pior avanço proporcional no país.

Além disso, os casos confirmados tiveram um crescimento de aproximadamente 600%, chegando a 10 mil pessoas infectadas pelo virus.

O aumento rápido fez o sistema de saúde colapsar. As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão lotadas.

Na região metropolitana de Cuiabá restam 16 vagas e nas cidades do interior a ocupação de UTIs está em praticamente 100%, como é o caso de Cáceres, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, que decretou lockdown para reduzir o contágio.

O governo do estado tem previsão de abrir 100 novas vagas de UTI em parceria com as prefeituras, mas não existe uma data para isso acontecer.

Na última segunda-feira (22), a Justiça determinou que os municípios de Cuiabá e Várzea Grande devem adotar quarentena coletiva obrigatória por 15 dias.

A determinação é de que as prefeituras devem ainda implementar barreiras sanitárias, para triagem de entrada e saída de pessoas, permitindo apenas a circulação de quem exerce atividades essenciais e manter apenas os serviços públicos essenciais, exceto salões de beleza e barbearias e academias.