Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Ministério Público Federal investiga uma área de garimpo que lucra milhões de dólares em NOVO MUNDO-MT

Essa região é considerada uma das mais ricas em minério do Brasil

Data: Quarta-feira, 24/06/2020 09:31
Fonte: Amplitude TV Guarantã - Jota Batista

 

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou ao Ministério Público Estadual (MPE) um inquérito, que tramita em segredo de Justiça, e que investiga um suposto garimpo de extração ilegal de ouro, às margens do Rio Nhandu, no município de Novo Mundo.

O minério retirado desta area gera um lucro anual de milhões de dólares.

No encaminhamento, o Ministerio Publico Federal (MPF), que já abriu um inquérito criminal, recomenda que o Ministerio Público Estadual (MPE) instaure procedimento no âmbito civil, de forma a punir os responsáveis pela infração e pelo dano ambiental.

Foi criada pelo Governo Federal uma reserva garimpeira em 1983, e a introdução do licenciamento ambiental, mas isso nao consegue evitar o cenário de terra arrasada e a persistência da exploração ilegal.

Ainda de acordo com o encaminhamento, após da conclusão das investigações e o resultado da perícia técnica, o Ministerio Público Estadual (MPE) adotará as medidas necessárias com relação à responsabilização do infrator no tocante à recuperação da área degradada, além de restituição ao erário.

É importante salientar que a mineração ilegal, a agricultura sem controle com os agrotóxicos e, principalmente, a expansão da lavoura vão secando os rios.

Se não cuidarmos, em menos de 20 anos, os rios estarão mortos.