Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Indígena que morava há 8 anos em Casai morre por Covid-19; este é o sexto caso em MT

Euclides Kaipanago morreu nessa terça-feira (23) em Rondonópolis.

Data: Quarta-feira, 24/06/2020 21:11
Fonte: G1 MT

O indígena Euclides Kaipanago, de 77 anos, morreu nessa terça-feira (23) em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, vítima da Covid-19.

Ele morava na Casas de Saúde Indígena (Casai) da cidade há 8 anos. O indígena pertencia à Aldeia Pakuera, na Terra Indígena Bakairi, em Paranatinga, a 411 km de Cuiabá. 

Este é o sexto indígena morto por Covid-19 em Mato Grosso.

O bebê não tinha qualquer comorbidade que pudesse potencializar a doença. A Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Nacional de Saúde Indígena (Funai) vão fazer uma reunião nesta quarta-feira para decidir como mapear ocorrências na região.

A segunda morte também foi a de um bebê de apenas 45 dias. Ele havia sido transferido no dia 11 de junho de Água Boa para tratamento no antigo Pronto-Socorro de Cuiabá. Salu Kalapalo foi transportado em uma UTI aérea, acompanhado da mãe, de um médico e um enfermeiro.

A morte dele já foi notificada e consta no boletim da Secretaria de Saúde do dia 14 de junho.

O bebê testou positivo para a Covid-19 e estava internado no Hospital Regional de Água Boa, que não tem UTI pediátrica.

Outras pessoas da família do bebê já tiveram Covid-19, entre elas o avô, o cacique da aldeia Sapezal e o filho dele.

A Aldeia Sapezal fica no extremo leste do Parque Nacional do Xingu.

Com a morte dela, a Defensoria Pública de Mato Grosso notificou o prefeito de Barra do Garças, Roberto Ângelo de Farias, a editar novo decreto municipal para fechar serviços não essenciais como bares, restaurantes e comércios que possibilitem aglomerações.

No dia 18 de junho, um indígena, de 43 anos, da etnia Xavante, morreu em Barra do Garças, após ser diagnosticado com Covid-19. Ele estava internado desde o dia 10 de junho e apresentava o quadro de obesidade como comorbidade, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde. Ele não teve a identidade divulgada.

Nessa segunda-feira (22), um índio de 63 anos morreu em decorrência da Covid-19 em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá. Xisto Tsawerete trabalhava como motorista da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Xisto deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Primavera no dia 12 de junho.

Desde então, ele passou a fazer o tratamento com medicações indicadas para Covid-19, mas não resistiu ao vírus e morreu nessa segunda-feira.