Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Enfermeiro que gravou vídeo pedindo para as pessoas ficarem em casa morre de Covid-19 em MT

Poucos dias antes, Cleiton gravou um vídeo pedindo para as pessoas ficarem em casa. Mesmo no grupo de risco ele não parou de trabalhar, mas foi contaminado.

Data: Quinta-feira, 25/06/2020 16:10
Fonte: G1 MT

O enfermeiro Cleiton Viana, que trabalhava no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, morreu na noite dessa quarta-feira (24) após ser diagnosticado com Covid-19.

Poucos dias antes, Cleiton gravou um vídeo pedindo para as pessoas ficarem em casa. Mesmo no grupo de risco ele não parou de trabalhar, mas foi contaminado.

Apresentou sintomas, buscou atendimento médico, foi internado, levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), não resistiu.

Na última postagem que ele fez em uma rede social, pediu orações e que as pessoas fiquem em casa.

Segundo o Conselho Regional de Enfermagem, cerca de 600 servidores da Secretaria de Saúde de Cuiabá que atuam na linha de frente estão afastados de suas funções por fazerem parte do grupo de risco para o coronavírus (Covid-19).

O deficit de profissionais está impactando diretamente no atendimento de pacientes que procuram as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas da capital.

Ao todo, 1.504 servidores da Secretaria Municipal de Saúde são do grupo de risco e estão afastado de suas funções, sendo que 208 são médicos, 96 enfermeiros, 153 auxiliares de enfermagem e 140 técnicos de enfermagem. Todos os pedidos de afastamento foram deferidos após perícia.

O número não inclui os servidores que estão afastados temporariamente por terem contraído a Covid-19.

Fazem parte do grupo de risco da doença pessoas acima de 60 anos, mesmo que não tenham nenhuma comorbidade; cardiopatas; diabéticos; pneumopatia; doença neurológica ou renal; imunodepressão; obeso; asmático.