O sogro do prefeito de Jaciara, na região sudeste do estado, foi diagnosticado com Covid-19 no último sábado (20) e, após piora no quadro clínico, Antônio Aparecido Dos Santos, de 62 anos, não conseguiu uma vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade.
O prefeito Abdo Mohammad (PSDB) contou ao G1 que depois do diagnóstico o sogro ficou isolado tomando medicamentos. No entanto, na terça-feira (23), ele sentiu dificuldades para respirar e febre.
Na manhã de quarta-feira (24), Antônio fez exames e as primeiras medicações e foi transferido para o Hospital Unimed de Rondonópolis.
“É um momento muito difícil para todos nós. Hoje o estado dele está agravando e precisa ser intubado e vai ficar esperando um Leito de UTI”, disse Mohammad.
De acordo com o prefeito, o sogro é ex fumante e boa parte dos pulmões dele estão comprometidos.
“Os médicos e equipe médica de Jaciara e de Rondonópolis estão realizando um grande trabalho”, afirmou.
O prefeito não soube informar a quantidade de leitos de UTI disponível no município nesta sexta-feira (26). “Está chegando aquele momento que ninguém queria”, ressaltou.
Até essa quinta-feira (25), Jaciara havia registrado 119 casos e dois óbitos em decorrência da Covid-19.
Nesta sexta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que a situação de leitos de UTI nos hospitais públicos é crítica.
Em todo o estado, há apenas 10% de leitos disponíveis para Covid-19. No entanto, essas UTIs são de retaguarda – que, pela norma, são exclusivamente para a assistência de emergência dos pacientes já internados em enfermaria.