A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou nessa quinta-feira (25), o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso, que aponta 14 municípios do estado na classificação com risco “muito alto” para o novo coronavírus. As cidades são Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Campo Verde, Cáceres, Matupá, Nossa Senhora do Livramento, Porto Esperidião, Querência , Pedra Petra e Marcelândia.
O Excutivo Estadual publicou, na quarta-feira (24), novo decreto restringindo ainda mais as medidas que devem ser adotadas para prevenir a disseminação da Covid-19.
Para estas cidades com 'alto risco', o decreto proíbe festas e confraternizações familiares, mesmo que dentro das residências, e orienta que os municípios adotem redução de dias e horários de funcionamento das atividades econômicas, consideradas não essenciais.
O governo também orientou que os municípios adotem as medidas por no mínimo 14 dias consecutivos, mesmo que durante esse período ocorra o rebaixamento da classificação.
Em caso de agravamento da situação por dois boletins informativos consecutivos, a autoridade municipal deve adotar as medidas restritivas em, no máximo, dois dias.
O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde).
De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.
De acordo com informações contidas no boletim, outros 57 municípios estão na classificação de risco “alto” para a disseminação do coronavírus: