Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Juara 36 casos, fiscalização e polemicas...

Tudo sobre o fim de semana

Data: Segunda-feira, 29/06/2020 14:10
Fonte: Fernando Antonio Girardi

OS CASOS 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (28.06), 14.654 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 556 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. 

Segundo esse último boletim, Juara chega a 36 casos: 

19 Monitorados 

01 Óbito 

16 Recuperados 

 

OPERAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO 

 

Ontem domingo em uma ação conjunta a Policia Militar, Fiscalização da Prefeitura e o Procon realizaram operações para dispersar aglomerações, na ocasião foram até O Balneário Lua Bela na Estrada da Balsa e também na Ponte do Rio Arinos em ambos os locais centenas de pessoas se aglomeravam e com a chegada da fiscalização rapidamente foram embora, lembrando que o Decreto Municipal em vigor proíbe aglomerações. 

 

POLEMICA 

 

Circula nas redes sociais e grupos de WhatsApp do município um vídeo em que um membro da fiscalização municipal  estaria descumprindo o próprio decreto que fiscaliza, no vídeo o mesmo aparece cantando ao lado de mais dois jovens ambos sem máscara, o vídeo teria sido gravado na chácara do mesmo após uma live ocorrida no local. (porém vale ressaltar que não temos a confirmação se realmente foi nesse dia ou se seria um video antigo)

ATUALIZADA : o membro da fiscalização citou em suas redes sociais hoje , que foi no dia da live e que cedeu sua chacara de forma gratuita pro evento beneficente e que na ocasião do video tinham 3 pessoas e não uma multidão.

 

QUADRO ATUAL 

 

O Prefeito Municipal tem tomado até o momento as medidas cabíveis como decretar Toque de Recolher diário, orientar medidas sanitárias, porém o que se nota é que uma parcela da população literalmente não está nem ai pra pandemia, e com isso os casos tem aumentado nos últimos dias de forma rápida. 

 

PREVISÕES 

 

O que se prevê de acordo com os últimos dados é em breve infelizmente um Lockdown( o que com certeza afetaria os comércios que até aqui em sua maioria tem feito a parte deles ) . 

 

RECOMENDAÇÕES

 

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde. 

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão: 

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool; 
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; 
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente; 
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; 
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.