A queniana Paskalia Chepkorir, que foi a 5ª colocada na última edição da Corrida de São Silvestre, venceu a Corrida de Reis neste domingo. Ela completou o percurso de 10 km em 34 minutos e 23 segundos.
Essa é a primeira vez que a atleta de 29 anos participa da Corrida de Reis.
Já tem 11 anos que nenhuma atleta brasileira vence a corrida. A última a chegar em primeiro foi Lucélia de Oliveira Peres, em 2007. De lá para cá, só as quenianas chegaram ao 1º lugar do pódio.
Durante o percurso, Paskalia teve como forte concorrente a outra queniana, Esther Chesang Kakuri. A disputa foi acirrada até os metro finais, mas Paskalia mostrou mais força e cruzou a linha de largada em primeiro lugar, com uma diferença de 7 segundos.
Esther Chesang ficou em segundo lugar na corrida. O terceiro lugar ficou com a Mestawut Fikir Trunet, da Etiópia. A atleta de apenas 17 anos ficou em 9º lugar na Corrida de São Silvestre.
Apenas na 4ª posição apareceu a primeira brasileira. E foi uma atleta de Mato Grosso, Jéssica Suzan Rodrigues Santos. Elaine Nascimento Gama, também de Mato Grosso, fechou o pódio na 5ª colocação.
Hegemonia
Nas últimas 11 edições da Corrida de Reis, o título está com as atletas do Quênia. Desde 2008, quando Alice Timbilili chegou no lugar mais alto do pódio, que as africanas não dão chances para as demais.