Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Reajuste na tarifa de energia passa a vigorar nesta quarta em Mato Grosso

Aumento era para ter ocorrido no mês de abril, mas devido a pandemia da Covid-19 foi suspenso

Data: Quarta-feira, 01/07/2020 11:03
Fonte: DA REDAÇÃO
A partir desta quarta-feira (01) entram em vigor as novas tarifas de energia elétrica aprovadas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). O reajuste era para ter ocorrido no mês de abril, mas devido a pandemia da Covid-19 foi suspenso.
 
Com a medida, o Grupo Energisa deve passar a cobrar, em Mato Grosso, uma elevação média de 2,47% nas faturas.
 
Normalmente, todos os anos as tarifas de energia elétrica são reajustadas ou revisadas. Em Mato Grosso, isso ocorre todo mês de abril. Em reunião realizada no dia 7 de abril passado, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão responsável por estabelecer as tarifas de energia elétrica em todo o Brasil, aprovou a Reajuste Tarifário Anual de 2020 da Energisa.
 
Contudo, em meio à pandemia causada pelo novo Coronavírus, a ANEEL suspendeu a aplicação das tarifas aprovadas até o dia 30 de junho. Pelo cronograma normal, entrariam em vigor a partir de 8 de abril de 2020.
 
O Presidente Regulador da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (AGER/MT), Luis Alberto Nespolo, explica: "Infelizmente a postergação que a ANEEL aprovou lá atrás em abril na reunião regulatória que definiu o aumento não foi suficiente para vencer o período de pandemia”.
 
Conforme o Diretor Regulador de Energia e Saneamento da AGER/MT, Wilber Norio Ohara, o efeito médio a ser percebido pelos consumidores mato-grossenses é de +2,47%. "No caso dos consumidores residenciais, o reajuste é ainda menor, será de apenas +1,50%”, disse.
 
Ao receberem a fatura, caso não entendam ou não concordem com os valores ou informações ali contidas, os consumidores podem entrar em contato com a própria Energisa Mato Grosso para solicitar esclarecimentos ou registrar a reclamação. 
 
Se após o contato com a distribuidora o reclamante não se sentir satisfeito, ele pode entrar em contato com a Ouvidoria da AGER/MT pelos diversos canais de atendimento disponibilizados, entre eles, o telefone 0800 727 0167 ou WhatsApp (65) 98435-7458.
 
A AGER/MT desenvolve, por delegação da ANEEL, as atividades de fiscalização dos serviços públicos de distribuição e geração de energia elétrica no Estado de Mato Grosso, além da atividade de Ouvidoria Setorial e Mediação Administrativa. Algumas atividades, como a definição de Normas e Homologação de tarifas continuam sendo realizadas de forma centralizada pela (ANEEL).