Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Técnico de enfermagem indígena morre com Covid-19 em Barra do Garças (MT)

Fabrício Uprewa, da etnia xavante, estava entre os seis indígenas que foram vítimas de Covid-19 em 24 horas nas aldeias do Araguaia.

Data: Terça-feira, 07/07/2020 05:56
Fonte: G1 MT

O técnico de enfermagem Fabrício Uprewa, da etnia xavante, morreu com Covid-19, na última semana, em Barra do Garças.

Ele estava entre os seis indígenas que foram vítimas de Covid-19 em 24 horas nas aldeias do Araguaia, entre os dias 29 e 30 de junho.

As mortes estão sendo registradas entre as aldeias de Barra do Garças e Campinápolis.

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren), por meio de nota, lamentou o falecimento.

"Esta é mais uma das grandes perdas vividas pela enfermagem, mas que ficará marcada de maneira especial em nossas lembranças pela dedicação deste profissional à saúde de seu povo e de toda a população atendida. Nossos sinceros sentimentos a toda comunidade indígena Xavante", diz trecho.

Mais de 100 xavantes foram infectados pela doença, no estado. https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2020/06/29/mais-de-100-indigenas-da-etnia-xavante-em-mt-contraem-o-novo-coronavirus-e-nove-morrem-com-a-doenca.ghtml

Segundo dados da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT) pelo menos 35 indígenas já morreram da doença.

Na última semana, lideranças de povos indígenas começaram um abaixo-assinado online para pedir que o Ministério da Saúde disponibilize testes para detecção do novo coronavírus nas aldeias do Estado. A petição reúne mais de 104 mil assinaturas.