A Polícia Militar Ambiental de Itiquira, a 359 km de Cuiabá, apreendeu 121 kg de pescado irregular durante fiscalização no domingo (7). Os peixes eram transportados por homens numa região de mata. Os suspeitos fugiram ao avistarem os policiais. Fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) também participaram da patrulha.
A apreensão ocorreu próximo a Cachoeira do Itiquira, naquele município.
De acordo com a PM, os homens transportavam o pescado dentro da mata e abandonaram os animais quando a polícia se aproximou. Os peixes – das espécies pacu, cachara e jurupoca, estavam em sacos plásticos.
O pescado foi recolhido e doado para uma entidade social de Itiquira. Os suspeitos ainda não foram identificados e localizados pela polícia.
Em Mato Grosso, o período proibitivo (piracema) segue até o dia 31 de janeiro. Segundo o Conselho Estadual da Pesca (Cepesca) a piracema coincide com a estação das chuvas, quando os peixes migratórios se deslocam rumo à cabeceira dos rios, em busca de alimentos e condições adequadas para o desenvolvimento das larvas e dos ovos.