Casais que contrataram serviços de uma empresa que atua na organização de casamentos, na Grande Cuiabá, denunciam que foram lesados, já que muitos serviços previstos em contrato não teriam sido realizados nos eventos. Pelo menos 27 casais teriam enfrentado problemas com o cerimonial que também ficava responsável pela banda, decoração e alimentação.
Para as noivas, foi um sonho destruído: se casar e não ver os detalhes que queria na cerimônia. A empresária responsável pelo cerimonial, Rafaela Barcelos, admite algumas falhas, mas disse que também se sente ameaçada.
Uma das vítimas foi a contadora Janaína Pinheiro Sotolani. Ela casou em novembro de 2016, mas fez contrato com o cerimonial quase um ano antes. A festa custou mais de R$ 70 mil e não saiu conforme os noivos combinaram com a empresa.
“Fizemos uma festa para 380 convidados, para todo mundo curtir, e infelizmente eu não consegui curtir 100% meu casamento, como era para ser planejado”, disse. Segundo Janaína, chinelos que seriam distribuídos para os convidados foram feitos com nomes errados.
Outros casais alegam que não tiveram acesso às fotografias e filmagens dos casamentos, mesmo após meses que as festas ocorreram.
Os casais registraram queixa no Procon e também entraram com ações na justiça. O engenheiro Álvaro Camargo se casou em outubro de 2016 e enfrentou muitos problemas. Sem conseguir os serviços previstos, ele teve que contratar um cerimonial às vésperas do casamento.
“A gente começou a entrar em desespero. Entraram em contato com os fornecedores e todos alegavam que não fariam [o casamento], se não tivesse o pagamento, o que ela não tinha feito. Graças a Deus, nós nos unimos com os pais e tiramos algumas economias e conseguimos contratar um outro cerimonial às pressas”, contou.
Para as noivas, foi um sonho destruído. Muitas alegam que chegaram no dia do casamento e não encontraram detalhes que tinham pensado. “A gente teve uma festa que não contratou. Ela trocou os itens de decoração, de flores, de bolo falso”, citou a servidora pública Vivian Vilas Boas.
Segundo o delegado Antônio Carlos Araújo, da Delegacia do Consumidor, três boletins de ocorrência foram feitos. Ele diz que os casais que se sentem lesados devem procurar a delegacia para que um inquérito seja aberto.
“Existem procedimentos da área cível, mas não houve ainda, pela manifestação, na área criminal. Precisamos que procurem a delegacia para que a gente veja caso a caso”, explicou o delegado.
A cerimonialista Rafaela Barcelos, alega que o ramo sofre pela crise financeira dos últimos anos.
“Não sou golpista, estou trabalhando há 19 anos, trabalho 18 horas por dia, já realizei 958 casamentos ao longo de todos esses anos. Esses últimos dois anos têm sido muito difíceis financeiramente, mas eu converso com vários fornecedores que estão passando pela mesma situação, no meio dessa crise ocorreram falhas, lógico que ocorreram. Ocorreram falhas e estamos aqui, dispostos a resolver”, afirmou Rafaela.