Ibama aplica R$ 45 milhões em multas por desmatamento em MT
Data: Quarta-feira, 12/08/2020 15:14
Fonte: O Bom da Notícia
Desmatamento em Mato Grosso resultou na aplicação de mais de R$ 45 milhões em multas. O montante é resultado de ações realizadas entre os meses de maio e julho de 2020 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O levantamento revela ainda que, nos últimos três meses, além dos 94 autos de infrações aplicados, também foram embargadas 48 áreas por estarem sofrendo desmatamento ilegal. A fiscalização tem por objetivo atacar e neutralizar as frentes de exploração de madeira, desmatamento, grilagem e lavras minerais em terras da União e assentamentos.
As ações, desencadeadas pelo Ibama, ocorreram nas terras indígenas de Aripuanã, Kayabi, Roosevelt, Kawahiva do Rio Prado, Parque Nacional Juruena, Parque do Aripuanã, Reserva Extrativista Guariba -Roosevelt, Novo Mundo, Alta Floresta, Cocalinho, Araguaiana e Nova Nazaré. Foram apreendidos 66 motores estacionários, 29 acampamentos, 18 motos, 10 escavadeiras elétricas, 10 tratores, 9 caminhões, 9 motosserras, entre outros materiais.
Além de neutralizar 38 frentes de desmatamento e lavra mineral, 3 frentes de exploração ilegal de madeira e 8 frentes de desmatamento, grilagem e invasão.