Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Eleitores formam fila desde a madrugada para fazer biometria no TRE em Cuiabá

Os primeiros moradores disseram que chegaram ao local por volta de 3h da madrugada. A revisão do eleitorado com biometria segue até fevereiro de 2018 em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop.

Data: Quarta-feira, 10/01/2018 10:06
Fonte: G1 MT

Eleitores estão desde a madrugada desda quarta-feira (10) na fila para fazer o cadastramento biométrico na Casa da Democracia, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) na Avenida do Historiador Rubens de Mendonça (CPA), em Cuiabá. Os primeiros moradores disseram que chegaram ao local por volta de 3h da madrugada (horário de Mato Grosso).

A fila se forma para a retirada da senha do atendimento. A Casa da Democracia abre às 8h.

A Justiça Eleitoral está trabalhando com o sistema de senhas para biometria em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop. O número de senhas é distribuído conforme a capacidade diária de atendimento. A revisão do eleitorado com biometria, nestes três municípios, segue até fevereiro de 2018.

 

Baixa procura e tumulto no fim do prazo

 

Até setembro de 2017, segundo o TRE-MT, pouco mais de 20% dos eleitores haviam feito o cadastramento biométrico, o que provocou um acúmulo da demanda para os últimos meses da revisão, que tem previsão de encerramento para fevereiro deste ano.

A revisão do eleitorado, com biometria, está acontecendo também em Várzea Grande e Sinop.

Nos postos, estão sendo distribuídas senhas, cuja quantidade é definida de acordo com a capacidade diária de atendimento. 

Documentos necessários

 

Para o cadastramento são necessários os seguintes documentos: documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei); comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral) e comprovante de quitação com o serviço militar (apenas para homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título).

Os comprovantes de endereço devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra).

A CNH e o Passaporte não são aceitos como documento de identificação para o alistamento, ou seja, para emissão do primeiro título de eleitor.

 

Locais de cadastramento

 

Em Cuiabá, o cadastramento biométrico pode ser feito na Casa da Democracia, na Avenida do CPA, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço. E, no Shopping Goiabeiras, das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

Já em Várzea Grande o cadastramento pode ser feito na Central de Atendimento ao Eleitor, situada na Avenida Castelo Branco, nº 47, no Centro da cidade, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço, e na Central de Atendimento ao Eleitor situada na avenida Gonçalo Botelho de Campos, 2.367, Bairro Cristo Rei, nos mesmos dias e horário.

Em Sinop, a 503 km de Cuiabá, os eleitores podem fazer o cadastramento biométrico na Central de Atendimento ao Eleitor, situada na Rua das Grevíleas, nº 442, Setor Comercial Sul, das 7h30 às 17h30, sem intervalo para o almoço, de segunda a sexta-feira, e na Central de Atendimento ao Eleitor situada na Rua das Figueiras, nº 980, Setor Comercial Norte, das 7h30 às 17h30, sem intervalo para o almoço, de segunda a sexta-feira.

Atualmente, dos 2.263.209 eleitores cadastrados em Mato Grosso, 820.166 já passaram pela coleta de dados biométricos, o que representa 36,24% do total.