Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Prefeitura de Juína é multada em R$ 30 mil por irregularidades na Estação de Tratamento

Rio Perdido pode estar sendo poluído pelas falhas na estação

Data: Quinta-feira, 20/08/2020 11:42
Fonte:
A pedido do Ministério Público Estadual (MPE), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT), designou um engenheiro sanitarista para realizar uma nova vistoria na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Juína, instalada no bairro Módulo 04, e nessa visita, diversas irregularidades foram encontradas pelo profissional, resultando à prefeitura, uma multa de R$ 30 mil.
 
Segundo o promotor de justiça Marcelo Linhares, o mau cheiro que atinge a cidade é proveniente de duas situações, da Estação de Tratamento, e de uma empresa de reciclagem que após um longo processo foi preciso fazer adequações nas instalações para continuar operando. Mas a ETE continua provocando um forte odor, em especial nesse período de muito calor.
 
“A multa é pelo não cumprimento de alguns requisitos em relação ao relatório anterior que eles fizeram, e má manutenção em geral da ETE. Analisando o relatório da SEMA, a gente observa que houve indicação de estrutura corrompida, por exemplo, tem uma estrutura primária que é colocado o esgoto antes de jogar nas lagoas, completamente comprometida por falta de manutenção, não tem ninguém que cuida, então as empresas de “limpa fossa” vão na hora que eles quiserem e acaba aumentando a descarga de dejetos ao mesmo tempo e que aumenta o mau cheiro, além de várias outras irregularidades”, explicou Linhares.
 
O ainda é mais grave, é a possível contaminação das águas do Rio Perdido, responsável por abastecer todo o município de Juína. Algumas denúncias de poluição já chegaram ao MPE. O encanamento que sai das lagoas de tratamento, leva os dejetos diretamente para o leito do rio, onde é visível a coloração esverdeada da água, além do mau cheiro.
 
“A ETE lança esses afluentes lá no rio, e há muito tempo a gente vem cobrando da SEMA a visita técnica ao local, para apontar o que pode está acontecendo de errado”, complementou.
 
Outro fator que chama bastante atenção, é a construção do que seria o setor administrativo da ETE, a obra está parada a pelo menos 10 anos. Entra e sai gestão e a situação é a mesma, dinheiro público jogado no esgoto literalmente.

O OUTRO LADO

Procurada, a prefeitura de Juína informou que o Município foi notificado ontem, dia 19 de agosto, às 11h14min. "Neste sentido, o setor jurídico está fazendo toda analise da documentação para um posicionamento claro à toda população", justificou.

Fonte: Repórter em Ação