O funcionário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Euzébio Romão Bustamante, de 59 anos, que ganhou uma festa de aniversário surpresa, no dia 14 deste mês, quando já estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Cuiabá, morreu nesta sexta-feira (21). Ele passou 12 dias internado.
O coordenador do Samu, Weldo Ferreira dos Santos, lamentou a morte do colega e disse que o momento é muito difícil porque os profissionais estão fazendo o possível na linha de frente do atendimento aos casos de Covid-19.
"Perdemos um colega, um parceiro, mais um que vinha lutando com heroísmo. Mesmo com a situação de risco, ele optou por trabalhar e lutar até o fim, para que outros possam viver. Ele não temeu a morte. Fez, até ser afastado", afirmou.
Para ele, a única forma que os profissionais têm de honrar a perda do profissional é continuar trabalhando e salvando vidas, mesmo que isso custe a própria vida. "Todos vocês têm meu respeito, tem meu orgulho e me sinto honrado estar com vocês neste momento difícil", declarou, emocionado.
Os funcionários do Samu fizeram uma homenagem para comemorar o aniversário do socorrista, no último dia 14.
Euzébio trabalhava no Samu havia três anos.
Ele estava em serviço antes de ser internado e atuava na linha de frente contra a Covid-19. Família e amigos acreditam que ele contraiu o vírus enquanto trabalhava.
O socorrista ganhou um bolo personalizado e muitos aplausos e carinho dos amigos de trabalho e dos funcionários do hospital.
Em homenagem, os funcionários do Samu cantaram parabéns para Euzébio em frente ao hospital. As ambulâncias, uma atrás da outra, tiveram as sirenes ligadas, em homenagem ao profissional.
Depois disso, Euzébio recebeu uma rápida visita e bateu palma junto aos colegas e profissionais da saúde que cantavam parabéns para ele. Ele também recebeu um presente e cartas da família e disse que iria melhorar.