Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Incêndio se alastra e segue em direção ao Parque Encontro das Águas e equipes traçam plano de contenção do fogo

Preocupação é muito grande porque não há previsão de chuva. Essa situação prejudica não só a saúde da população que sofre com a fumaça, mas também a fauna pantaneira.

Data: Segunda-feira, 24/08/2020 15:33
Fonte: G1 MT

O incêndio que atinge o Pantanal mato-grossense há cerca de um mês ultrapassou a Rodovia Transpantaneira e está seguindo em direção ao Parque Estadual Encontro das Águas. Na manhã desta segunda-feira (24), foi feito um planejamento de contenção desses incêndios.

Segundo o Corpo de Bombeiros, estão sendo feitos aceiros, que são faixas de limpeza de área para eliminar material combustível e assim impedir o avanço do fogo. Essa limpeza pode ser feita com máquinas agrícolas ou com o próprio fogo que é a técnica do ‘contra-fogo’.

Com uma área de 108,9 mil hectares, o Parque Estadual Encontro das Águas está localizado entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço. O local foi preservado com o objetivo de assegurar a proteção integral dos recursos bióticos e abióticos da região pantaneira, bem como das espécies migratórias e residentes e dos recursos hídricos.

No Parque é possível encontrar onças que cruzam o caminho de quem navega pelos rios da região. No entanto, com o fogo se aproximando, esses animais correm riscos.

A preocupação é muito grande porque não há previsão de chuva. Essa situação prejudica não só a saúde da população que sofre com a fumaça, mas também a fauna pantaneira.

Os animais tentam fugir quando o fogo se aproxima, mas muitos não conseguem, principalmente, os animais que tem deslocamento mais lento e aí acabam morrendo queimados, segundo as equipes que estão em campo.

Conforme o último levantamento do Ibama, de janeiro até esta segunda-feira (24), o fogo consumiu mais de 1,9 milhão hectares de vegetação no Pantanal. Desse total, 937 mil hectares são de Mato Grosso e o restante em Mato Grosso do Sul.

Se comparado ao mesmo período de 2019, houve um aumento de 1.737%. Em 2019, foram 51 mil hectares do Pantanal destruídos em Mato Grosso.